domingo, 17 de março de 2019

simples, compreensíveis e fáceis... seguro

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

A espera de ser atendido dei de cara com a manchete no jornal (Valor) "STF decidirá este ano se é crime não recolher ICMS declarado". O que me passou imediatamente pela cabeça é que o STF deveria decidir se interna num hospício comum ou hospício judiciário quem criou mais esta jabuticaba de nosso sistema tributário, seja lá o que seja. Como cidadão comum, ex microempresário, tenho certeza que ICMS ou é uma releitura de Kafka ou é uma obra da mais refinada esquizofrenia. Não muito diferente de todo nosso sistema tributário. Está provado que quanto mais simples e compreensível é um sistema melhor ele funciona. A simplificação que se fez na declaração do Imposto de Renda tornou a compreensível e exequível por qualquer mortal. Melhor para os cidadãos, melhor para a Receita Federal, melhor para todo país. Impostos deveriam ser simples, compreensíveis e fáceis de pagar até por mentecaptos funcionais. Quando isto acontecer teremos um país de verdade.

------------------------------------------------------------------------------------

Uma das mais movimentadas cidades turísticas de São Paulo, que também é local de passagem para outras importantes cidades turísticas, tinha um sério problema: quem chegava pela estrada e tinha que passar obrigatoriamente pela cidade para ir para as outras cidades se perdia nas entradas da cidade transformando o centro num caos, coisa de ficar parado no mesmo lugar por mais de hora. 

O problema foi solucionado quando foram retiradas mais de 20 placas indicativas que estavam instaladas nos últimos quilômetros da estrada antes da cidade. Restaram umas 15, se tanto. Ou seja, era tanta informação que ninguém entendia nada.

Simples, compreensível, fácil de entender e usar
... seguro.

Em Sevilha as ciclovias tem pintado nos cruzamentos um grande e de fácil leitura ponto de exclamação (!). 
Em Paris, como em várias outras cidades europeias, nos cruzamentos pequenas flechas pintadas no asfalto indicam o trajeto seguro para o ciclista.
A sinalização indicativa nas ciclovias holandesas é feita por pequenas placas de leitura rápida, precisa e bem localizadas. Nem cego se perde.

Qual é a relação entre ICMS declarado e mobilidades?
A forma de pensar. Brasileira, bem brasileira. Completamente incorporada em nossas vidas. Todos nós aceitamos, reclamamos, mas aceitamos. 
Ser prolixo aqui é ter poder. Ninguém entende nada e aí é fácil controlar a situação. O segredo é ninguém entender nada. Como estamos num país de ignorantes, e não estou falando de analfabetos, mas de ignorantes, fica fácil manter o controle.
"A mentira dita mil vezes, torna-se verdade" Joseph Goebbels, responsável pela propaganda nazista, conceito usado com frequência até hoje não só por governantes. 

Simples, compreensível, fácil de entender e usar é a fórmula do sucesso. Poderia citar inúmeros casos de sucesso porque usam esta fórmula, mas basta um para bem explicar: MIcrosoft Windows, que dominou completamente o planeta. Muito simples, compreensível, fácil de entender e usar, até um mentecapto consegue. Basicamente é a mesma forma de pensar que quando se abre a porta do quarto, abre o armário, depois a gaveta, para pegar um camiseta… É igual na cozinha, no banheiro, na sua casa, na de sua mãe, de seus amigos, no hotel… É igual porque funciona. O passo a passo é simples, básico, funcional. MIcrosoft Windows, as portas e janelas da Microsoft, e de nossas vidas. 


Ou se muda no Brasil a forma de pensar ou vamos seguir eternamente nos mesmos mares revoltosos. Vide Argentina. Quem deve mudar somos nós.

Uma coisa nada a ver com a outra, mas é tudo igual e não é mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário