sexta-feira, 15 de março de 2019

A representatividade das entidades pró ciclistas

Com tristeza soube que a pancadaria generalizada que virou este país está fazendo com que muitos ciclistas engajados no movimento ciclo-ativista se desconectem ou bloqueiem ciclo-ativistas que até então eram suas referências. Dá até para entender, mas é muito triste. A única coisa que é certa na história da humanidade é "unidos venceremos". Dissolveu, separou, ficou só, dançou.

É claro que o movimento ciclo-ativista não representa todo e qualquer ciclista ou usuário de bicicleta. Nem poderia. Nestes tempos de "eu sou o universo (da mídia social)" conseguir um grupo que represente a maioria é realmente um feito e tanto. E acaba representando menos do que poderia pelo simples fato que 'as ideia' do povão 'tá tudo trocado' e o pessoal confunde as coisa. O objetivo da maioria que gosta de bicicleta e acha legal se locomover pedalando é melhorar sua condição de segurança, mas na receita desta boa intenção costuma entrar ingredientes inesperados e ineficientes. Daí a segurança no trânsito virar um campo de batalha ideológico, uns gritando todos semáforos para dar real segurança para os ciclistas devem permanecer sempre no vermelho e outros no verde e amarelo. Segurança no trânsito é segurança no trânsito, e misturou ingredientes estranhos à segurança no trânsito a probabilidade do resultado ser um cocô mole de cachorro vira-lata pisado é grande, se não provável. 
Como o pessoal quer pedalar com segurança no trânsito, mas não se preocupa em ler ou estudar sobre o que se trata, cada um acaba falando uma coisa diferente, muitas vezes sem o menor sentido. Torre de Babel completa em país campeão mundial de mortos. Acaba que grupos de abnegados dizem representar os interesses dos ciclistas em geral, quando alguns destes abnegados, quando não muitos, mal sabem que estão representando a si próprios, isto quando estão.

"Bom, e aí, o que existe entre um extremo e outro?" não é uma pergunta que ajudaria a chegar num bom senso?

Boa parte das entidades pró ciclistas realizaram trabalhos valiosos, mas é inegável que boa parte de seus participantes permanecem enclausurados em suas verdades e princípios, não entendo a dinâmica do que está acontecendo não só com a mudança no poder como com a transformação da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário