quarta-feira, 13 de março de 2019

O significado do fechamento da fábrica da Ford

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Os Governos Federal, Estadual e Municipal, representantes legítimos da vontade do povo, deram volumosos incentivos ao setor automobilístico sob o aplauso efusivo de toda a população. Só a Ford levou 7.5 bi. Acabou a festa. A Ford vai fechar uma fábrica e não deve ser a única marca de automóveis a tomar o mesmo caminho. A tradução do que está acontecendo é que não dá para ficar no mercado brasileiro (e sul-americano) sem subsídio. Ou alguém acha que mais de 35 marcas embarcaram no mercado brasileiro por que somos bonitinhos? Não existe almoço grátis. Quem manterá ou fará novos investimentos no meio desta baderna fiscal, insegurança jurídica e incerteza sobre o futuro? A imagem do Brasil que já não é nada boa pode ficar muito pior caso os atuais governantes não negociem com inteligência. Negociar é uma coisa, falar grosso mirando populismo é outra. Até agora Mercedes Bens e GM mandaram o mesmo recado a público, mas duvido que sejam as únicas esperneando.

Este não é o gran finale da cascata de estupidezes sem tamanho feitas no passado. Os brasileiros vão pagar por décadas o custo de mais esta política populista. Pensando com responsabilidade social, a de resultados, automóvel deve ter sua função voltada para o bem comum e de todos. Facilitar da forma como foi facilitada a compra do automóvel próprio foi populismo na sua forma mais irresponsável.
O sonho de uma cidade mais humana, mais respeitosa à vida vai demorar por aqui e muito. Quanto tempo o Brasil levará para racionalizar o setor automobilístico colocando-o numa perspectiva de equilíbrio de desenvolvimento social? Em quanto tempo os automóveis que estão entupindo nossas cidades vão ficar obsoletos e desaparecer? Qual o custo desta obsolência para a vida nas cidades? Qual o custo para a geração de empregos, riquezas, bens sociais? Tratar toda esta questão com simploriedade é mais que dar um tiro no pé.   
Negociar empregos e ressarcimento dos incentivos concedidos para a Ford e todas outras não basta. É necessário estabelecer uma política de estado de curto, médio e longo prazo para transportes, mobilidades, logística, e principalmente para as cidades.   

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/para-governo-bolsonaro-ford-deve-acao-social-a-sp-por-ter-subsidio-federal-na-ba.shtml 

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