quinta-feira, 19 de maio de 2022

13 de maio... e o desperdício

A luta contra o racismo como estará? Creio que nunca o tema esteve tão no ar. A questão é como frear o pessoal que tem solidificado na cabeça conceitos não só sobre raças. A história da humanidade se repete em ciclos e faço votos que este ciclo que vivemos nos leve um passo à frente. Esperança é a última que morre. 
Hoje temos ferramentas de informação e de coleta de dados que nunca tivemos até então, e com isto temos um milagre, um santo remédio que nunca falha: a dor no bolso. Quem não entender isto não é cabeça dura, é estúpido.

Colocando a vida em termos práticos e usando princípios capitalistas ou liberais, também historicamente usados pelos comunistas, ou seja, somos todos humanos:
"Não desperdice as oportunidades que a vida lhe dá".
"Você vai colher muito mais frutos, mais saborosos e variados, numa floresta que no pomar de casa".
"O segredo do rápido desenvolvimento da China e Índia está no fato que em 1 bilhões de habitantes é muito mais fácil e provável encontrar mentes brilhantes". 
"Para ser competitivo é crucial usar toda a potencialidade disponível".

Em termos práticos o Brasil é brilhante em desperdiçar seus próprios potenciais. Imaginar que em bem menos de 5% da população, a dita elite educada e competente, se encontre mais inteligências acima da média que em mais de 50% da população é querer brigar contra a lei das probabilidades.
Brasil é um dos países com corporativismo mais arraigado, um dos maiores empecilhos para o nosso desenvolvimento. E é justamente este corporativismo, melhor, os inúmeros corporativismos deste país que simplesmente não conseguem olhar o próprio umbigo para ver que discriminar, portanto desprezar potenciais, é um tiro de 12 no pé. Não falo só sobre discriminação racial.    

Baseado em fatos reais. 
Ele entrou como office boy numa importante farmácia. Dentre outros trabalhos tinha que levar documentos jurídicos e entregá-los pessoalmente. Enquanto esperava lia os documentos, lia tudo que tinha à mão. Passado um tempo descobriram que ele tinha mais conhecimento jurídico que o advogado então responsável. Num determinado momento o proprietário da empresa, que crescia a olhos vistos, decidiu colocar o ex office boy como advogado e como este não tinha OAB foi montado um corpo de advogados para assinar por ele. Funcionou melhor que antes. 
O office boy / pseudo advogado negro foi invisível, assim como são inúmeros cidadãos brasileiros. Dá para desperdiçar gente assim? 

Não gosto porque não gosto e ponto final
- Por que você não experimenta o sorvete de chocolate? pergunta a mãe
- Eu só gosto de sorvete de morango.
- E de manga que você gosta.
- Eu só gosto de sorvete de morango.
- Tem sorvete de creme que é feito de leite que você adora.
- Eu só gosto de sorvete de morango....
Como se remove uma ideia fixa de criança? E de um adulto? E de uma pessoa culta e educada?

Ok, Você pode gostar de quem quiser, do que quiser, mas algumas pessoas são indispensáveis porque estão fora da curva, como se diz. Desperdiça-las é mais que estúpido, é o caminho mais curto para a pobreza, tua, nossa, vossa, de todos. 

"Existem empresas que trabalham com produtos difíceis de vender em países pobres e que mesmo assim dão dinheiro e existem empresas que trabalham com produtos fáceis de vender que em países ricos e vão a falência. A diferença está na forma de administrar".
Se não consegue entender a questão racial de forma racional, pelo menos entenda pelo lado prático. O mínimo que que qualquer ser humano quer é ir para frente e não se vai para frente remando para trás. Ninguém é obrigado a gostar, mas é muito mais vantajoso para todos, principalmente para indivíduos, ter um convívio civilizado, ou minimamente prático.

Procurei uma lista de nomes de personalidades negras que foram importantes para nossa história e dei com esta que está ai em baixo. Gostaria de saber quem escolheu os nomes, mas bato uma aposta que foi um jovem com tudo mais que a juventude traz consigo. Nana Vasconcelos não aparece, mas tem Emicida, boa pista. Jorge Amado, Dorival Caymmi, Emmanuel Araújo..?
Num país que sequer sabemos dizer uma lista das personalidades que estão fazendo diferença agora, o que sobre os fizeram diferença na história? Vai lá, recita uma lista de 10 nomes de personalidades brancos que estão fazendo diferença agora, neste momento. Vai aparecer políticos, jogadores, cantores, juízes, mas duvido que se lembre de nomes de cientistas. Qual é o nome da brasileira que está ajudando nas investigações do buraco negro? Pensou besteira? Falo sobre astronomia, não sobre besteira. Então, algum nome de brasileiro que está fazendo diferença no Brasil e no mundo?

Zumbi dos Palmares (1655-1695) 
Machado de Assis (1839-1908)
Milton Santos (1926-2001)
Carolina Maria de Jesus (1914-1977)
Pixinguinha (1897-1973)
Aleijadinho (1738-1814)
Grande Otelo (1915-1993)
Maria Firmino dos Reis (1825-1917)
Bezerra da Silva
Nilo Peçanha
André Rebouças
João da Cruz e Souza
Mãe Minininha do Gantois
Elza Soares
Gilberto Gil
Conceição Evaristo
Djamila Ribeiro
Benedita da Silva
Sueli Carneiro
Elisa Lucinda
Abdias Nascimento
Leci Brandão
Emicida
Milton Nascimento
Marina Silva
Glória Maria

Antes da notícia que se segue no YouTube pergunto: Quem é Mixirica?
   

Pela primeira vez na história um africano, Biniam Girmay, da Eritréia, venceu uma etapa do Giro D'Atália, a 11ª. Domingo, na 10ª etapa, Biniam fez uma corrida impressionante até errar uma curva em descida e tomar um belíssimo capote. Vinha na ponta junto com um ciclista experiente e impressionava a facilidade como o acompanhava. Ficou claro que força tem, e muita. A forma como errou também deixou claro que não tem experiência ou não gosta de despencar. Os dois começaram descendo a mais 90 km\h. Chuto que ele não é muito chegado em descidas, fritou os freios e por isto passou reto.  Clássico.
Creio que seja a primeira vez na história que um negro vence uma etapa de qualquer destas principais provas de ciclismo. Abriram a porteira. Bem vinda força africana, boas futuras vitórias, que virão virão, isto é líquido e certo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário