terça-feira, 1 de setembro de 2015

Visibilidade de um motorista de ônibus e ciclistas

A visibilidade que um motorista de um caminhão, ônibus ou qualquer veículo grande é praticamente a mesma: limitada, precária. Mesmo com bons espelhos o motorista não consegue ver tudo o que se passa próximo, principalmente se for algo pequeno.
No primeiro filme, que tem um caminhão parado num galpão, a direção está na direita, portanto inglesa, e os ciclistas estão à esquerda do caminhão. É uma condução invertida em relação ao que acontece na maioria dos países, incluindo Brasil, mas o exemplo é valido por que a realidade é a mesma, independente do lado que a direção está. O caminhão, que é articulado, está posicionado como se estivesse fazendo uma conversão à esquerda, o que significaria que o caminhão passaria por cima de todos ciclistas sem que o motorista se desse conta. O pelotão de ciclistas simplesmente fica invisível para o motorista. 
A visibilidade de um motorista de ônibus urbano tem muitos pontos cegos que escondem completamente um carro, moto e mais ainda um ciclista. É muito importante para o ciclista entender qual a linha de trajetória do ônibus, onde, quando e como vai virar, a velocidade, aceleração, para se posicionar corretamente. O ciclista tem que ser visto e se possível tem que fazer contato com o motorista, olho no olho, seja diretamente ou pelos espelhos. 
Automóveis:
As novas obrigações legais de segurança para automóveis está obrigando os fabricantes aumentar o tamanho das colunas e diminuir a área envidraçada, portanto diminuir a visibilidade que o motorista tem da via. É uma matemática que não me agrada: aumenta a segurança dos passageiros do automóvel no caso de choque e ao mesmo tempo diminui muito a segurança de ciclistas e pedestres. A visibilidade do motorista para frente e a esquerda está muito reduzida e é muito fácil que a coluna dificulte ou mesmo impeça a visão até de um carro pequeno, o que dizer de um pedestre.
É vital ter em mente que você, ciclista, normalmente é invisível para os motoristas. Não dá para culpar sempre o motorista porque ele literalmente não enxerga você. Culpe a neurose com segurança no trânsito. Neurose não é segurança, é neurose.
Resultado de imagem para pontos cegos do veículo
blog.tuningparts.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário