A visibilidade que um
motorista de um caminhão, ônibus ou qualquer veículo grande é praticamente a
mesma: limitada, precária. Mesmo com bons espelhos o motorista não consegue ver
tudo o que se passa próximo, principalmente se for algo pequeno.
No primeiro filme, que tem um caminhão
parado num galpão, a direção está na direita, portanto inglesa, e os ciclistas
estão à esquerda do caminhão. É uma condução invertida em relação ao que
acontece na maioria dos países, incluindo Brasil, mas o exemplo é valido por
que a realidade é a mesma, independente do lado que a direção está. O caminhão,
que é articulado, está posicionado como se estivesse fazendo uma conversão à
esquerda, o que significaria que o caminhão passaria por cima de todos
ciclistas sem que o motorista se desse conta. O pelotão de ciclistas
simplesmente fica invisível para o motorista.
A visibilidade de um motorista
de ônibus urbano tem muitos pontos cegos que escondem completamente um carro,
moto e mais ainda um ciclista. É muito importante para o ciclista entender qual
a linha de trajetória do ônibus, onde, quando e como vai virar, a velocidade,
aceleração, para se posicionar corretamente. O ciclista tem que ser visto e se
possível tem que fazer contato com o motorista, olho no olho, seja diretamente
ou pelos espelhos.
Automóveis:
As novas obrigações legais de
segurança para automóveis está obrigando os fabricantes aumentar o tamanho das
colunas e diminuir a área envidraçada, portanto diminuir a visibilidade que o motorista
tem da via. É uma matemática que não me agrada: aumenta a segurança dos
passageiros do automóvel no caso de choque e ao mesmo tempo diminui muito a
segurança de ciclistas e pedestres. A visibilidade do motorista para frente e a
esquerda está muito reduzida e é muito fácil que a coluna dificulte ou mesmo
impeça a visão até de um carro pequeno, o que dizer de um pedestre.
É vital ter em mente que você,
ciclista, normalmente é invisível para os motoristas. Não dá para culpar sempre
o motorista porque ele literalmente não enxerga você. Culpe a neurose com
segurança no trânsito. Neurose não é segurança, é neurose.
blog.tuningparts.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário