quarta-feira, 9 de setembro de 2015

As pessoas estão mais felizes



Depois de termos cruzado pedalando a av. Paulista no domingo à tarde Vera comentou “as pessoas estão mais felizes”. Interessante o comentário dela até porque ela e Teresa uns minutos antes e na mesma Paulista tinham sido literalmente empurradas para o lado, sem aviso ou qualquer palavra de cordialidade cidadã, por um ciclista jovem que queria continuar pedalando rápido. Mais um pouco a frente presenciamos uma pesada discussão entre dois ciclistas porque o ciclista velhinho, um tanto domingueiro, não conseguia pedalar em linha reta e não saia do meio da ciclo faixa de domingo. Como contraponto duas mães conduziam preocupadas suas quatro patinhas, lindas meninas de uns 8 ou 10 anos, se tanto, pedalando suas bicicletinhas cor de rosa. A confusão é geral, o zoológico o mais variado possível, e o clima domingueiro na cidade parece ser realmente mais feliz. E como era no passado?
Lá por volta de 2005 os órgãos oficiais de técnicos da Prefeitura rezavam pela cartinha da O.D. Metro SP que apontava o Município de São Paulo com 135 mil viagens origem-destino / dia em bicicleta com fator 2.1 de viagem por bicicleta. Em outras palavras, algo em torno de 65 mil e uns quebrados de ciclistas / dia de trabalho circulando pelo Município. A sutileza é que fazia silêncio que a O.D. Metro tinha dois filtros: só contavam os deslocamentos para trabalho e modo principal. Portanto a O.D. Metro estava contando só ciclistas que circulavam durante a semana. É logico que São Paulo tinha mais ciclistas que o número oficial apontava. Como a bicicleta era então um incômodo, quanto menor o número de ciclistas muito melhor para quem não gostava de bicicletas e ciclistas. Foi então que Luiz Dranger quis ter uma ideia mais clara da situação, fez cálculos e concluiu que São Paulo tinha no mínimo 150 mil ciclistas / dia. Zé Assumpção fez a desconstrução do número para checar se estava certo e confirmou o cálculo de Luiz: mínimo 150 mil ciclistas / dia. Ou seja, mais que o dobro do número oficial. Quando disparei os 150 mil ciclistas / dia numa reunião mesmo os que rezavam pela O.D. não pareceram assustados. Uns dois anos depois, a ABRACICLO divulgou uma pesquisa que apontava 1 milhão de ciclistas nas ruas em final de semana ensolarado. A partir dai os que rezavam pela O.D. passaram a aceitar em reuniões fechadas que provavelmente São Paulo contava então com 250 mil ciclistas / dia, fora o estouro da boiada de fim de semana. E veio a Ciclo Faixa de Domingo e a coisa explodiu de vez e está ai para quem quiser ver. A bem da verdade, concentrou e está ai. Os ciclistas que estavam espalhados por todas as partes da cidade se concentraram em determinadas vias. Bingo!
Hoje é muito, mas muito interessante mesmo mostrar que está todo mundo feliz, principalmente pedalando. Ora, quem diria? E como se faz isto? Técnica básica de fotografia, filmagem e comunicação: junta todo mundo para sair bem na foto. Sem dúvida, dependendo de onde e como se olhe a cidade está mais feliz. Conforme o contexto como aquilo deu nisto é só um detalhe. Eu acho que eu cruzei com o Niccoló di Bernardi dei Machiavelli pedalando por ai. Eu devia ter apresentado a Vera. Ele iria gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário