Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo
Quem e quantos são os ciclistas de São Paulo
Estou vendo o Bom Dia Brasil. Eles acabam de dar uma matéria sobre o perfil dos ciclistas em São Paulo e falaram o óbvio: a maioria dos ciclistas que circulam pela cidade é trabalhador de bairros periféricos e não contam com sistema cicloviário (que só é implantado onde, onde mesmo; para quem?)... Não, verdade? Que coisa! Era um fato desconhecido? NÃO, DEFINITIVAMENTE NÃO! Não sabia quem não queria ou não tinha interesse.
Há duas questões ai. Primeira: um jornalismo que não investiga, de péssima qualidade, que não faz ideia do que é trânsito e segurança do trânsito, muito menos pedestres e ciclistas. Fazer matérias em cima do CTB, de técnicos da panelinha, ou de ativistas trapalhões, é desvincular-se completamente da realidade. Que jornalista fala sobre a questão técnica, engenharia de vias e aplicação de sinalização? O jornalismo não questiona, simplesmente acredita, aceita e divulga. Não é um problema exclusivo da Globo, mas de toda imprensa. Os números sobre ciclistas paulistanos sempre existiram, mesmo que com algum erro, e sempre apontaram quantos e onde circulavam: trabalhadores, madrugadores (portanto invisíveis para a classe média que acorda mais tarde) e periféricos. Fiz parte do Projeto GEF / Banco Mundial / SVMA PMSP em 2005 onde tive oportunidade de ver com os próprios olhos estes ciclistas circulando, e é uma massa inacreditável. Vai de 4:00 h às 6:00 h até a ponte que liga a av. Dr. Assis Ribeiro, São Paulo, com a av. Santos Dumont em Guarulhos e descubra a verdade sentado. Procura a matéria do Canuto entrevistando o Sérgio Luís Bianco na Ponte do Socorro... Vai atrás, tem ‘n’ exemplos.
Segundo ponto; a posição dos ciclo ativistas, a maioria com verborreia de esquerda, o que quer que seja isto. Boa parte deles sabia bem qual é a verdade dos ciclistas paulistanos e quem precisava de verdade melhorias de segurança cicloviária, mas em interesse próprio calaram e, remediados de classe média, meteram fogo no circo para ganhar ciclovia onde lhe fosse útil, é claro. Ganharam. Seria um processo natural não fosse o discurso agressivo, de uma falta de civilidade sem tamanho, a beira do nojento.
A matéria do Bom Dia Brasil é boa e vale a pena ser vista. Vou procurar o link. Triste é que tive muitas conversas com vários dos jornalistas grandões da Globo (e de outras emissoras e jornais) sobre o que estavam divulgando. Trânsito é um fator humano, muito além de um CTB que está rapidamente ficando desatualizado e perigoso.
O Estado de São Paulo
Quem e quantos são os ciclistas de São Paulo
Estou vendo o Bom Dia Brasil. Eles acabam de dar uma matéria sobre o perfil dos ciclistas em São Paulo e falaram o óbvio: a maioria dos ciclistas que circulam pela cidade é trabalhador de bairros periféricos e não contam com sistema cicloviário (que só é implantado onde, onde mesmo; para quem?)... Não, verdade? Que coisa! Era um fato desconhecido? NÃO, DEFINITIVAMENTE NÃO! Não sabia quem não queria ou não tinha interesse.
Há duas questões ai. Primeira: um jornalismo que não investiga, de péssima qualidade, que não faz ideia do que é trânsito e segurança do trânsito, muito menos pedestres e ciclistas. Fazer matérias em cima do CTB, de técnicos da panelinha, ou de ativistas trapalhões, é desvincular-se completamente da realidade. Que jornalista fala sobre a questão técnica, engenharia de vias e aplicação de sinalização? O jornalismo não questiona, simplesmente acredita, aceita e divulga. Não é um problema exclusivo da Globo, mas de toda imprensa. Os números sobre ciclistas paulistanos sempre existiram, mesmo que com algum erro, e sempre apontaram quantos e onde circulavam: trabalhadores, madrugadores (portanto invisíveis para a classe média que acorda mais tarde) e periféricos. Fiz parte do Projeto GEF / Banco Mundial / SVMA PMSP em 2005 onde tive oportunidade de ver com os próprios olhos estes ciclistas circulando, e é uma massa inacreditável. Vai de 4:00 h às 6:00 h até a ponte que liga a av. Dr. Assis Ribeiro, São Paulo, com a av. Santos Dumont em Guarulhos e descubra a verdade sentado. Procura a matéria do Canuto entrevistando o Sérgio Luís Bianco na Ponte do Socorro... Vai atrás, tem ‘n’ exemplos.
Segundo ponto; a posição dos ciclo ativistas, a maioria com verborreia de esquerda, o que quer que seja isto. Boa parte deles sabia bem qual é a verdade dos ciclistas paulistanos e quem precisava de verdade melhorias de segurança cicloviária, mas em interesse próprio calaram e, remediados de classe média, meteram fogo no circo para ganhar ciclovia onde lhe fosse útil, é claro. Ganharam. Seria um processo natural não fosse o discurso agressivo, de uma falta de civilidade sem tamanho, a beira do nojento.
A matéria do Bom Dia Brasil é boa e vale a pena ser vista. Vou procurar o link. Triste é que tive muitas conversas com vários dos jornalistas grandões da Globo (e de outras emissoras e jornais) sobre o que estavam divulgando. Trânsito é um fator humano, muito além de um CTB que está rapidamente ficando desatualizado e perigoso.
O fato é que brasileiro gosta e quer mentira, de preferência as que o indivíduo acha que pode tirar proveito próprio.
Matéria do Bom Dia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário