quarta-feira, 20 de novembro de 2013

As novidades e nossa inocência

Murillo Marx, meu irmão, constantemente chamava a atenção sobre a "besteira" de nossa crença na novidade. O olhar deslumbrado para o que parece inédito é um dos grandes erros na avaliação de nosso tempo ou de qualquer ciclo histórico, prejudicando uma avaliação mais ampla e correta dos fatos; também diminuindo a sensibilidade para a qualidade da criação, por mais simples que pareça.
Murillo, professor de história da arquitetura e livre docente de história do urbanismo da USP, tentou me ensinar a ter um olhar horizontal sobre os fatos, principalmente os relativos às mudanças sociais e urbanas. O interessante é que Murillo só veio a entender o por que da bicicleta muito no final de sua vida, não faz muito tempo, depois de ter ouvido o Renato Zerbinato falando num congresso.
Ontem no jantar meu pai nos mostrou com lágrimas nos olhos um filme da BBC sobre um automaton, "o escritor" que está no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=FUa7oBsSDk8), mas não consegui baixar aqui. Mas o vídeo abaixo faz a vez. De qualquer forma vejam também o da BBC, até pelo seu tom britânico e o contraponto com este americano. Há uma ótima versão francesa. Vale pela maravilha do 'brinquedo' e pela diferença de culturas expressando exatamente o mesmo tema.
Afinal, o caldo de cultura de cada um que tem gosto particular. E como estamos numa época onde o indivíduo está muito fragilizado, não se trocam receitas, não se faz o outro provar o gosto, mas fala-se de boca cheia sobre a nossa incrível novidade. Bem humano.

Um comentário:

  1. Bom dia,

    vi que seu site oferece arquivos para baixar. O Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido - 100% GRATIS! Porque não usa nosso site para hospedar os arquivos dos seus blogs?

    ResponderExcluir