Não sei como será nas outras cidades, mas aqui em São Paulo até pouco tempo a Prefeitura respondia rapidamente ao pedido de colocação dos grampos amarelos, os paraciclos que começam a se espalhar pelas ruas.
É importante saber que a rua é espaço público regido por leis que, no geral, visam manter o melhor uso possível para o coletivo. No caso de qualquer mobiliário, que via de regra é colocado no espaço dos pedestres e deficientes, a lei dá prioridade para a livre circulação destes. Outra razão para controlar o que está sobre a calçada refere-se ao que existe no subsolo e a possível necessidade de sua manutenção.
Enfim, procure o órgão responsável pela calçada, ou qualquer outro espaço público, antes de instalar qualquer coisa de seu interesse.
Paraciclo de feitura simples no Ipiranga. Com uns retoques no projeto fica ótimo |
Lembre-se que um paraciclo não significa certeza de segurança para a bicicleta, mas a posição do paraciclo pode dificultar a ação dos ladrões.
Esse paraciclo é ruim. Melhor não instalar. Danifica as rodas e não deixa prender o quadro com uma trava boa. Procure o manual de bicicletários da transporte ativa como fazer bicicletários bons. Tem um vídeo Inglês no meu blog (Vitoria sustentável) que explique uma Técnica para prender sua bike com segurança legendada.
ResponderExcluirEmmanuel, concordo com você que este não é o ideal, mas a ideia básica é muito boa, de construção muito simples e barata. Basta dar uns toques no projeto e fica ótimo, como disse na legenda da foto.
ResponderExcluirEu duvido que este paraciclo tenha autorização da Prefeitura para estar lá, que é uma das razões por que publiquei a foto.