sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Parabéns, estamos próximos do milhão!


Acidentes de trânsito matam 980 mil pessoas no Brasil em 31 anos

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,acidentes-de-transito-matam-980-mil-pessoas-no-brasil-em-31-anos,1099082,0.htm

1 milhão divido por 31 dá dízima periódica?

22 de Novembro de 2013para:
Fórum do Leitor

O Estado de São Paulo

Os 980 mil mortos no trânsito e a distorção nos percentuais
Bom, provavelmente já chegamos ao milhão de mortos no trânsito. Só o impostômetro consegue superar a velocidade de nossas mortes no trânsito. A forma de cálculo de mortos por 100 mil tem como base o total da população do país. Caso seja feito o cálculo com base no número de motocicletas existentes e circulantes no Brasil a coisa muda radicalmente de figura. O Brasil tem hoje aproximadamente uma motocicleta para cada 10 habitantes, o que multiplica os mortos no modal motocicleta por 10. O mesmo deveria ser feito para cada um dos modais para calcular o grau de risco destes. Com certeza o discurso feito em relação às bicicletas mudaria um pouco. Por exemplo, o número de ciclistas circulando em São Paulo (assim como na maioria das cidades do Brasil) cresceu proporcionalmente muito mais que a evolução do número de ciclistas mortos. Outro detalhe: o número oficial de ciclistas na cidade de São Paulo tem como base a pesquisa O.D. Metro, que tem dois filtros, para trabalho e modo principal, o que descarta uma grande quantidade de ciclistas que todos sabem que está ai. A pesquisa do milhão da mesma forma guarda uma discreta distorção de normalmente só contar quem morre no local, deixando de lado os que morrem no hospital, pelo menos uns 35% a mais, segundo especialistas. Números sempre são preciosas referências, mas é necessário interesse e um mínimo de curiosidade para saber o que eles realmente apontam e principalmente ocultam.

Antes de 1996 o Brasil tinha um código de trânsito, que foi revisto, o que urge fazer de novo.
Arturo Alcorta


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