Na ante sala do auditório do
debate cafezinho feito na hora, água, bananada sem açúcar, uma micro barrinha
(gostosa), e uma simpática exposição de miniaturas de bicicletas encaixotadas e
enfileiradas. Tirando uma miniatura de bicicleta com caixinha de música tocada
em andamento muito rápido, agudo e irritante, a exposição foi bem simpática,
bem pensada. Fica a sugestão para a próxima: bicicleta e silêncio estão sempre
afinados.
E então me jogaram de paraquedas
no debate. Mediado por Renata Falzoni, com João Paulo Diniz e Eduardo (?) do próprio
Pedala São Paulo, Celso Jatene, Secretário de Esportes do Município de São
Paulo, Ronaldo Tonobon responsável pela bicicleta na CET SP, e Daniel Guth,
ativista da bicicleta. E eu, lá não sei como. O auditório poderia estar mais cheio, o que foi uma pena, como ressaltou o Diniz. Renata avisou que vai estar disponível no site do Bike é Legal. http://www.espn.com.br/bikeelegal é o link.
Algumas considerações sobre o bom debate de ontem:
Renata me perguntou sobre
equipamento de segurança, provocando sobre a questão do uso do capacete. Zolino
já havia citado o tema quando fez o “Boa tarde, bem vindos...” Penso que o
movimento da bicicleta já deveria ter mudado o disco do capacete que está
arranhado, pulando... Creio que já chegamos ao usa quem quer..., capacete é lindo...,
e não atormenta quem não quer usar. Estranho; o discurso da bicicleta é pela
liberdade, ou não? Será que perdi alguma coisa? Nunca é muito lembrar que uso
de capacete no esporte tem eficiência muito diferente da do uso no transporte.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, velocidades completamente
diferentes... Muda o disco, vamos lá, tem coisa mais importante para ouvir...
Celso Jatene discordou de Daniel
Guth sobre as melhoras em NY e acabou servindo como mais um exemplo de uma velha
mania nacional: posicionar-se firmemente em cima do que ouviu de alguém. “E os
taxis de NY (que são agressivos com os ciclistas) ...” Tive a impressão que
Jatene estava dando uma discreta estilingada na palestra que Janette Sadik Khan
fez aqui em São Paulo, ela que é responsável pelas bicicletas em NY... Celso
disse que nunca pedalou por aquelas paragens...
Tonobon contou que a CET SP está
sendo acionada pelo Ministério Público para dar explicações e talvez retirar
todos acalmamentos de trânsito implantados nestes últimos anos. Só pode ser
piada, para não dizer ignorância, talvez personalismo. Merece uma atenção especial
de todos, pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores... A ação prejudica
muito a vida principalmente pessoas com deficiência. Diminuir velocidade do
trânsito, principalmente em esquinas e interno de bairro é crucial para a
retomada da vida da cidade, como se tem provado mundo afora. Esta besteira que
somos diferentes é irritante. É óbvio que somos diferentes, mas segurança no
trânsito é ciência pura, muito de física, e ai só maluco imagina que a física
possa ser diferente aqui. Na física não existe esta coisa de contabilidade
criativa, sem dúvida uma espécie de economia fantasiosa, esquizofrenia
populista. Populismo mata! Técnicas
de engenharia para segurança no trânsito são ipsis litteris idênticas na Lua ou
em Marte, aqui em São Paulo, em todo Brasil. Um detalhinho aqui outro ali, mas
a essência é ipsis litteris a mesma.
Diniz falou sobre a falta de coletividade brasileira, o que está absolutamente correto. Eduardo apontou profissionalismo... e não precisa mais nada. Os dois empresários fazem parte dos que criaram o Pedala São Paulo.
Deixo aqui meu pedido de
desculpas para o Tonobon. Algo gozado me distraiu nos bastidores e comecei a
rir no final da fale dele. Tomei uma discreta bronca de Renata merecida.
No meio das discussões e de meus
pensamentos me dei conta do que ocorreu aqui em São Paulo com esta transição de
governos. Na época do Serra, os Secretários Eduardo Jorge, Walter Feldman,
Stela Goldstein, e alguns funcionários do segundo escalão, empurraram a coisa
da bicicleta, em alguns momentos na porrada, principalmente contra a posição da
CET. Hoje é um segundo escalão que me inspira confiança, meio que capitaneados
por Ronaldo Tonobon, que foi colocado onde está pelo Chico Macena. O Prefeito
Haddad ainda em que provar sua real posição. Falar é uma coisa. Realizar é
outra. Espero que realizem. Estou na torcida e se precisar estarei colaborando.
Bicicleta não tem partido, mas infelizmente no Brasil é ligado a vontades
pessoais. São Paulo não foge a regra.
Olá Arturo!
ResponderExcluirNão encontrei no site do Bike é Legal! Já foi colocado?
Não sei se vc viu, mas o André Trigueiro fez uma série de reportagens sobre a virada energética na Alemanha e obviamente mobilidade é crucial nisso! Vale a pena assistir!
http://globotv.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/t//v/programasentenda-o-motivo-da-alemanha-estar-a-frente-de-uma-revolucao-energetica/2954156/
Muito bom o debate Arturo! Esse debate agrega valor :)
ResponderExcluirParabéns à todos participantes!