quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Resposta da CET para São Paulo Reclama sobre área de c aixa de retenção de ciclistas em avenidas


São Paulo Reclama
bom dia

A saber, ontem estive numa reunião do Pró Ciclista, da STM. Enviei o convite que me fizeram para vocês na mensagem anterior para confirmar a reunião.

Os próprios presentes na reunião não sabem bem quem, dentro da CET, fez a pintura dos pictogramas nas avenidas e disseram considerar inapropriada a ação. Perguntei se haviam recebido minha carta para o São Paulo Reclama e disseram desconhecer, o que acredito que seja verdade.

Faço aqui meu elogio ao início de trabalho que está sendo realizado por Ronaldo Tonobon, responsável pela questão da bicicleta na Prefeitura. Confio na forma com que Ronaldo Tonobon irá encaminhar as questões da segurança dos ciclistas, que simplesmente é uma questão de inteligência e capacidade de ouvir, qualidades que não lhe faltam.

Faz muito que venho pedindo que os jornalistas do Metrópole e do São Paulo Reclama tenham interesse jornalístico na verdade da questões do trânsito para que não se publique meias verdades perigosas. Novamente lembro que a imprensa no geral fecha os perigos do trânsito no universo condutores, pedestres, ciclistas, deixando de lado a questão técnica da construção, sinalização das vias e organização destas.

As respostas formais da CET são tipicamente empresariais e normalmente para boi dormir. O problema com os cruzamentos para pedestres é implacavelmente respondido com um “os técnicos estiveram no local e não encontraram problemas”, não interessa que a esquina então citada fosse um dos maiores índices de acidentalidade da cidade, ou que uma sequência de fotos provasse a existência de sérios problemas. Aceita quem quiser ou quem não tem capacidade de enxergar mais longe por falta de interesse. Desta ‘pequena’ confusão ou desinteresse surge números de mortos no trânsito, até absurdamente considerados normais por todos. É óbvio, a culpa é sempre do usuário do sistema viário, e de mais ninguém. A técnica e aplicação da lei (CTB) é prefeita! As pessoas morrem por que querem...

Caixa de espera em avenida com pictograma de ciclista é um erro grave, beirando o absurdo, até por que deixa a própria CET exposta perante a lei.

Venho mais uma vez pedir que este respeitado jornal procure fontes de informação que tenham qualidade técnica e neutralidade para olhar a realidade.
Acreditar em besteiras mata!

Arturo Alcorta 



De: Sao Paulo Reclama
Data: terça-feira, 27 de agosto de 2013 17:39
Para: arturoalcorta@uol.com.br
Assunto: RESPOSTA - São Paulo Reclama - Arturo Alcorta - 26/08



De: Cia. de Eng. Tráfego
Enviada em: terça-feira, 27 de agosto de 2013 17:34
Para: Sao Paulo Reclama
Assunto: CET Responde: O Estado de S. Paulo - São Paulo Reclama - leitor Arturo Alcorta


São Paulo, 27 de agosto de 2013
Ao jornal O Estado de S. Paulo
A/C.: SP Reclama

A CET informa ao leitor Arturo Alcorta que para melhorar a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres, lançou no final de abril o Projeto Frente Segura, que consiste na criação de áreas de espera exclusiva para os veículos sobre duas rodas, destinando um espaço para motociclistas e ciclistas pararem e aguardarem a abertura do semáforo veicular. Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.

Desde o início do programa até agora, mais de dez boxes já foram implantados no sistema viário da cidade. Os locais para implantação do Projeto Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função de dois critérios: volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária (ou seja, local com maior número de acidentes envolvendo veículos sobre duas rodas, os mais vulneráveis, nos anos de 2011 e 2012).

A iniciativa do Frente Segura tem como objetivos:

proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;

aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;

dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;

diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

A CET informa ainda que a cidade de São Paulo conta atualmente com 242,31 km de malha cicloviária, sendo:

Ciclovias – 60,21 km

Ciclofaixa de Lazer –120,8 km

Ciclofaixa Definitiva – 3,3 km

Ciclorrotas – 58 km

A meta inicial da gestão era implantar 400 km de infra-estrutura cicloviária na cidade até o final da gestão. Dentro desse programa voltado para os ciclistas estão incluídos 150 km de ciclovias que serão instaladas ao lado dos novos corredores de ônibus e a implantação de 60 km de ciclovias que já têm projeto executivo concluído. Além disso, também são sendo elaborados projetos de 140 km de outras infra-estruturas cicloviárias e 300 km de rotas de bicicletas integradas ao projeto de empréstimo de bicicletas, o Bike Sampa. Portanto, a meta inicial deverá ser superada.

Além de investir em infra-estrutura para o trânsito seguro de bicicletas, a CET promove iniciativas na área de Educação de Trânsito: uma pista simulando uma ciclovia, uma rota de bicicleta e uma ciclofaixa, as tipologias encontradas pela cidade, foi especialmente criada no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET, na Barra Funda, para viabilizar a parte prática do curso gratuito Pedalar com Segurança. Qualquer ciclista pode se inscrever e a participação é gratuita.

Por último, o Programa de Segurança ao Ciclista, também da CET, já totalizou nos sete primeiros meses do ano 4.160 multas aplicadas de acordo com os enquadramentos 169, 197 e 220 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atenciosamente,
CET

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