av. Rebouças com av. Brasil, sentido Centro |
São Paulo Reclama
O Estado de São Paulo
“Precisamos ver bem a segurança dos ciclistas” – com esta reza, repetida a exaustão pela maioria dos técnicos da CET SP, foi descartada boa parte das propostas de melhorias para ciclistas apresentadas nestas últimas décadas para o Município de São Paulo. Ouvi pessoalmente a ladainha inúmeras vezes.
É de estarrecer que a
mesma CET que precisa ver bem a segurança dos ciclistas esteja pintando o
pictograma da bicicleta nas caixas de retenção de avenidas de trânsito
pesadíssimo como Francisco Morato e Rebouças. Acredito que a CET saiba que pedalar
no meio do trânsito intenso, pesado, rápido, em especial no meio de veículos
grandes, típico de avenidas e vias expressas, é a situação de perigo mais
intenso para ciclistas. Pois é o que vem acontecendo exatamente neste momento
que a Prefeitura da mesma CET vem a público com uma necessária, bem vinda, mas infelizmente
muito tardia campanha de segurança para o uso da bicicleta. Fica um pouco confuso,
se não perigoso, muito perigoso.
Pegando estes mesmos dois
exemplos, vale lembrar que em paralelo à av. Francisco Morato corre a av.
Eliseu de Almeida, também perigosa, mas mais adequada ao uso da bicicleta. A
Eliseu conta com um projeto cicloviário, provavelmente o mais abrangente do
país. Ninguém explica bem por que a ciclovia Eliseu de Almeida não sai do
papel; e muito menos o que foi feito do projeto de sistema cicloviário interno
de bairro que serve de alimentação para ciclovia Eliseu apresentada oficialmente
pelo ITDP (Institute for Transportation & Developmet Policy - ONG).
No caso da av. Rebouças
recomendo aos técnicos da CET irem até o local. A maioria dos ciclistas está circulando
pelas largas e pouco usadas calçadas e, creio, seria mais inteligente ordenar o
uso estabelecido do que induzi-los a circular o meio do trânsito pesado do
asfalto. Descer pedalando a Rebouças no corredor de ônibus ou meio do trânsito com
os motoboys por perto é quase a definição mais pura de loucura.
Caixa de retenção
para motos e bicicletas é velha, conhecida e reconhecida medida de segurança
para ciclistas e motociclistas, aplicada em várias cidades do mundo. Aqui
chegou agora como novidade. Só se for para leigos e desavisados. Funciona, como
toda outra técnica de segurança, quando usada com sensatez. Como velho usuário da
bicicleta como modo de transporte me arrepia ver qualquer estímulo à circulação
de bicicletas em avenidas muito saturadas, que é o que sinaliza a CET com estas
novas caixas de retenção.
av. Brasil com av. Rebouças, sentido Henrique Schawman, sinalização vertical indicando caixa de retenção, ou área de espera, posicionada à esquerda, no canteiro central.
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