quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pobre, rico. Mediocridade

Minha mãe, Lollia, repetia alguns dogmas. “Não adianta mudar de casa (ou de trabalho) que não vão mudar seus problemas. Se quiser mudar de verdade tem que mudar a cabeça, a forma de pensar, não importa onde você esteja”. “Pobreza não é de dinheiro; é de inteligência, de vontade. É só ver uma escola de samba (do Rio de Janeiro, da época em que o carnaval era feito pelas comunidades) para ter uma demonstração que pobreza não tem nada a ver com coisa mal feita, feia, medíocre”, dizia ela. A ordem do dia lá em casa, todo dia e toda hora, era ordem, capricho, bom gosto, prazer, inteligência. Lollia tinha horror da mediocridade.

O “Eu odeio pobre”, do personagem Justo Veríssimo de Chico Anysio, e o “Isto é coisa de pobre” que minha mãe usava para repreender-nos em casa, muito antes do Chico Anysio, hoje, no país do nunca mais, seriam absolutamente inaceitáveis. Politicamente incorretas – que pobreza! KKKKKKKK....

Pois bem, digo de boca cheia: Eu odeio pobreza! E não entender isto é coisa de pobre. “Quem gosta de pobreza é intelectual”, como dizia o genial Joãozinho Trinta.

Minha opção política acabou sendo pela bicicleta. “Bicicleta é coisa de pobre”, vociferava à exaustão num passado não muito distante o brasileiro (geral e genérico) com condição de ter um carro, aliás o mesmo que hoje sai pedalando por ai. Minha forma de buscar o caminho do meio e ficar longe da mediocridade foi a Escola de Bicicleta. Minha felicidade depois de mais de 30 anos de trabalho é ver que cada dia mais cidadãos ciclistas entendem a força transformadora do pedalar, principalmente como modo de transporte. Bicicleta é coisa de pobre - rico. Depende da capacidade de cada um do uso dos verbetes.

Divirtam-se com Justo Veríssimo - http://www.youtube.com/watch?v=TsaU-Zo9u6E

2 comentários:

  1. O Joãozinho esqueceu de acrescentar uma coisa, é só intelectual brasileiro que gosta de pobreza. E os do século passado, os nascidos próximo ao século XXI gostam de riqueza e gostam de caminhonetes grandes que consomem bastante óleo diesel :-)

    ResponderExcluir
  2. Joaozinho a parte estou contigo e com a Dona Lollia e nao abro. Antes e sempre adoro pedalar por ai e sair sentindo que vale a pena transformar essas energias de pobre com todo o poder de rico de alma e de muito capricho.

    ResponderExcluir