Messerschmitt (dois lugares em tandem), Vespa e Iseta |
Se eu pudesse teria uma Romiseta, o projeto de carro urbano mais genial que conheci. Meu pai ficou com uma por um tempo, isto lá por 1960. Cirinho, meu primo, comprou uma em 1973 e foi uma festa. Lutamos para fazê-la funcionar, mas o máximo que conseguimos foi rodar uns 1000 metros antes de ela empacar. Se o projeto era e segue sendo genial, a motorização original era uma merda, principalmente as com motor de Lambreta. Com um motor e câmbio moderno ela funcionaria incrivelmente bem. Não faz muito tempo vi uma descendo a av. Sumaré no meio dos carros e fiquei impressionado como é pequena, ou melhor, como é mínima se comparada aos carros atuais. O maior problema hoje é que uma Romiseta é menos visível que um ciclista. Do ciclista se vê pelo menos a cabeça. A Romiseta desaparece atrás de um Uno ou até mesmo de um micro carro. Mas é genial, italiana e genial, simplesmente genial! Como gostaria de ter uma - remotorizada.
Meu sonho aos 18 anos era ter um Citroën
2CV. Se a Romiseta é para dois passageiros e ponto, o 2CV foi projetado para
quatro campesinos vestidos com seus chapéus, suas malas, e para passar em
qualquer terreno sem quebrar os ovos transportados. O projeto é minimalista; o necessário.
O modelo original tinha um motor de 2 cavalos vapor (dai o nome), o suficiente
para fazer mover sua carroceria muito leve, de construção e manutenção extremamente
simples, praticamente toda aparafusada, teto de lona removível, bancos de praia
(literalmente), pneus de grande diâmetro e finos, suspensão alta, ‘fofa’, hiper
confortável, praticamente impossível de capotar, muito econômico... Coisa de
gênio francês.
Mini em corte exposto em Museu de Londres |
O mesmo primo Ciro acabou se desfazendo
da Romiseta e comprando um Mini Moris, o original, o projeto que mudou
completamente o conceito “carro”. É antes do Mini e depois do Mini, simples
assim. O percentual de espaço do carro para os passageiros é altíssimo, coisa
de 80% ou mais. Foi o primeiro carro com motor e câmbio transversal e tração
dianteira. Sua suspensão, mínima e independente nas quatro, foi e continua
sendo uma revolução. Mas só é possível se dar conta da real qualidade do projeto
quando se usa o Mini Moris. Mágica inglesa! Ou dado o que se vê por fora e o
que se sente dentro melhor seria “bruxaria inglesa!”
Se pudesse teria estes três, mais uma
Kombi das originais, conhecidas como para-brisa quebrado. Absolutamente genial,
mas impossível de ter no Brasil por causa de roubo e assalto.
Sendo realista (se pudesse) gostaria de
substituir meu Palio perdido por um carro inteligente: Dobló, Kango ou Berlingo.
Carro tem que ser prático, inteligente, espaçoso, que possibilite ver a
paisagem. Tive e voltaria a ter um Uno, que é genial, mas é um pouco pequeno
para carregar bicicletas; e também roubam muito.
Os novos projetos de carros não me
agradam, nem mesmo a nova versão do Dobló que está sendo produzido na Europa, e
que atende a padrões mais altos de segurança. Muita lata, muita masturbação estilística,
muita dita eficiência, pouco humano.
A sociedade do medo perdeu muito da
capacidade de pensar. Risco é um dos melhores fatores de construção da cultura
que vai formar a inteligência. A indústria tem respondido aos temores da
sociedade com carros cada dia maiores, mais enlatados, com menor área
envidraçada, mais parecidos com tanques do que ferramentas de transporte. A alegação
de diminuir os custos pós acidente é sensata e válida, mas a formula para chegar
aos resultados poderia ser outra. Me pergunto como fica o cruzamento da curva
de diminuição de custo de pós acidente de um carro moderno com o custo
descarte/reciclagem deste mesmo? Diminuir a velocidade e responsabilizar com mão
pesada os responsáveis pelos acidentes não daria espaço para diminuir impactos
ambientais de matéria prima, custos de produção e descarte? Acredito que a
sociedade ainda vá pedir carros minimalistas, com sumo necessário do utilitário.
O transporte motorizado ficaria mais inteligente e a sociedade menos burra.
Esse Citroen 2 CV realmente é demais!
ResponderExcluirArturo, se vc está indeciso entre essas opções, opte pela mais econômica e menos poluente!
abs