segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

resultado da qualidade

Bacio di Late
Parece simples: a Bacio di Late abriu as portas num pequeno sobrado no último quarteirão da rua Oscar Freire. Não fez uma propaganda, não distribuiu um folheto, não contratou assessoria de imprensa, não fez qualquer divulgação, mesmo assim cada a cada dia foi tendo mais público, mais público, e mais ainda, todos no boca a boca, por si só já um feito. Três meses depois de aberta recebeu o convite para ser a sorveteria (gelateria) oficial do então ainda em construção Shopping Iguatemi Juscelino Kubistchek, que hoje é considerado o mais chique de São Paulo e talvez Brasil. Nada mal! Simples, não é? A casa da Oscar Freire tem alguns feitos, como ter tido uma fila de 10 metros de guarda-chuvas num dia chuvoso e relativamente frio, e obrigar os donos a abrir uma segunda casa próxima de lá, na al. Bela Cintra com al. Tiete, sem perder um cliente na velha e a nova lotar rapidamente; ou ter um pequeno, barulhento e divertido protesto de uma dezena de clientes para que a casa não fechasse, isto depois de mais meia hora depois do que deveria ser o fechamento escrito na porta. Passados um pouco mais de dois anos da inauguração a Bacio di Late acaba de abrir sua oitava casa no Shopping Higienópolis. O maior problema deles é que as filas não param de crescer – e ninguém reclama de esperar pelo excelente gelato.

Por que tamanho sucesso? Qualidade do produto, do local, do atendimento, do gerenciamento... Qualidade, qualidade, qualidade... Edoardo e Nick, os sócios, fazem um trabalho impecável, limpo, tranquilo, correto, que se reflete nos funcionários, no produto, nas casas, no prazer da clientela... Qualidade!

foto fora do horário de pico, ou não se vê a bela 'bicicletaria', ou café, ou...
Aro 27
Quando descobri o que seria aquela obra muito bem cuidada falei “Isto é uma loucura! Espero que dê certo, mas é uma loucura.” Foi inaugurada e continuei pensando, “é uma loucura, um investimento destes aqui em Pinheiros, mesmo com estes edifícios comerciais em volta, é uma loucura. Quisera eu ter banheiros tão bonitos na minha casa”. Deu certo. Está indo cada dia melhor. A Aro 27, um misto de café, bicicletaria, oficina, estacionamento de luxo para bicicletas, vestiário para ciclistas, centro cultural, restaurante, em pouco tempo virou referência não só em São Paulo, mas no Brasil. Não é por causa só do bom gosto e da estrutura bem montada, mas pela administração cuidada com muito carinho pelo Fábio, e de seus funcionários ótimos. Caio e Ester estão lá desde o primeiro minuto e prestam uma ótima qualidade de atendimento, o que sem dúvida ajudou muito na imagem da casa. Impecáveis. Depois entraram Maria, Branco e outros, com a mesma qualidade. Qualidade! Já tem gente de fora que vem para ver e tentar aprender, quem saber repetir. Qualidade!

Domingo tomei um café na Dulca de Higienópolis, uma casa de doces e salgados tradicional em São Paulo. Tem um atendimento impecável, produtos sempre de boa qualidade, frescos, bem apresentados... Voltarei sempre que puder. Me faz bem. Como sempre passo no Café Floresta do Edifício Copan. O local de vez em quando fica apertado, mas os donos são ótimos e Cecília tira os expressos com mãos abençoadas.

Mercado Santa Luzia, na al. Lorena, é “a” referência brasileira para todo e qualquer supermercado, mercado ou mesmo venda. Provavelmente é o metro quadrado do setor de alimentação com maior valor agregado e lucratividade do país. Supermercado de rico? Depende: se pelo público talvez; se for ver o preço dos queijos não, com melhor qualidade e muito mais barato do que a concorrência. Atendimento de todos funcionários? Absolutamente impecável. Educadíssimos, calmos, bem informados, prestativos, rápidos, eficientes... Símbolo de qualidade, exemplo! Exemplo!

Lembrei que no meio da última crise mundial um dos mais respeitados economistas disse que se o mundo tivesse olhado para a forma como é administrada a Starbucks (cafés) a economia do planeta não teria entrado em crise. Quem já girou inúmeros Starbucks sabe a qualidade geral é muito boa, por isto todas lojas vivem cheias.

Enfim, não existe milagre. Como diz Muricy: “aqui tem trabalho!”.

Um comentário:

  1. "resultado de qualidade" bom mesmo é do Bradesco com a Ciclofaixa e do Itaú com as Laranjinhas!

    De "má-qualidade" está o assunto da Rota Márcia Prado!

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