Parece simples: a Bacio di Late abriu as portas num pequeno sobrado no último quarteirão da rua Oscar Freire. Não fez uma propaganda, não distribuiu um folheto, não contratou assessoria de imprensa, não fez qualquer divulgação, mesmo assim cada a cada dia foi tendo mais público, mais público, e mais ainda, todos no boca a boca, por si só já um feito. Três meses depois de aberta recebeu o convite para ser a sorveteria (gelateria) oficial do então ainda em construção Shopping Iguatemi Juscelino Kubistchek, que hoje é considerado o mais chique de São Paulo e talvez Brasil. Nada mal! Simples, não é? A casa da Oscar Freire tem alguns feitos, como ter tido uma fila de 10 metros de guarda-chuvas num dia chuvoso e relativamente frio, e obrigar os donos a abrir uma segunda casa próxima de lá, na al. Bela Cintra com al. Tiete, sem perder um cliente na velha e a nova lotar rapidamente; ou ter um pequeno, barulhento e divertido protesto de uma dezena de clientes para que a casa não fechasse, isto depois de mais meia hora depois do que deveria ser o fechamento escrito na porta. Passados um pouco mais de dois anos da inauguração a Bacio di Late acaba de abrir sua oitava casa no Shopping Higienópolis. O maior problema deles é que as filas não param de crescer – e ninguém reclama de esperar pelo excelente gelato.
Por que tamanho
sucesso? Qualidade do produto, do local, do atendimento, do gerenciamento...
Qualidade, qualidade, qualidade... Edoardo e Nick, os sócios, fazem um trabalho
impecável, limpo, tranquilo, correto, que se reflete nos funcionários, no
produto, nas casas, no prazer da clientela... Qualidade!
foto fora do horário de pico, ou não se vê a bela 'bicicletaria', ou café, ou... |
Aro 27
Quando descobri o que
seria aquela obra muito bem cuidada falei “Isto é uma loucura! Espero que dê
certo, mas é uma loucura.” Foi inaugurada e continuei pensando, “é uma loucura,
um investimento destes aqui em Pinheiros, mesmo com estes edifícios comerciais
em volta, é uma loucura. Quisera eu ter banheiros tão bonitos na minha casa”. Deu
certo. Está indo cada dia melhor. A Aro 27, um misto de café, bicicletaria,
oficina, estacionamento de luxo para bicicletas, vestiário para ciclistas, centro
cultural, restaurante, em pouco tempo virou referência não só em São Paulo, mas
no Brasil. Não é por causa só do bom gosto e da estrutura bem montada, mas pela
administração cuidada com muito carinho pelo Fábio, e de seus funcionários
ótimos. Caio e Ester estão lá desde o primeiro minuto e prestam uma ótima qualidade
de atendimento, o que sem dúvida ajudou muito na imagem da casa. Impecáveis. Depois
entraram Maria, Branco e outros, com a mesma qualidade. Qualidade! Já tem gente
de fora que vem para ver e tentar aprender, quem saber repetir. Qualidade!
Domingo tomei um café
na Dulca de Higienópolis, uma casa de doces e salgados tradicional em São Paulo.
Tem um atendimento impecável, produtos sempre de boa qualidade, frescos, bem
apresentados... Voltarei sempre que puder. Me faz bem. Como sempre passo no
Café Floresta do Edifício Copan. O local de vez em quando fica apertado, mas os
donos são ótimos e Cecília tira os expressos com mãos abençoadas.
Mercado Santa Luzia,
na al. Lorena, é “a” referência brasileira para todo e qualquer supermercado,
mercado ou mesmo venda. Provavelmente é o metro quadrado do setor de
alimentação com maior valor agregado e lucratividade do país. Supermercado de
rico? Depende: se pelo público talvez; se for ver o preço dos queijos não, com
melhor qualidade e muito mais barato do que a concorrência. Atendimento de
todos funcionários? Absolutamente impecável. Educadíssimos, calmos, bem
informados, prestativos, rápidos, eficientes... Símbolo de qualidade, exemplo!
Exemplo!
Lembrei que no meio
da última crise mundial um dos mais respeitados economistas disse que se o
mundo tivesse olhado para a forma como é administrada a Starbucks (cafés) a
economia do planeta não teria entrado em crise. Quem já girou inúmeros Starbucks
sabe a qualidade geral é muito boa, por isto todas lojas vivem cheias.
Enfim, não existe
milagre. Como diz Muricy: “aqui tem trabalho!”.
"resultado de qualidade" bom mesmo é do Bradesco com a Ciclofaixa e do Itaú com as Laranjinhas!
ResponderExcluirDe "má-qualidade" está o assunto da Rota Márcia Prado!