quarta-feira, 15 de maio de 2013

Quantas bicicletas tem o Brasil?

Mais uma vez atendo o telefone e do outro lado é disparada a, para mim, clássica pergunta: Quantas bicicletas tem no Brasil? Aqui para vocês e a bem da verdade não há resposta. IBGE não faz senso de bicicletas e ciclistas desde 1981. Como sempre digo, não o faz por que não há interesse tanto da própria população, que sempre considerou bicicleta coisa de pobre, como das autoridades, que por inúmeras razões, todas sensatas, deixaram a coisa quieta.
Quantas bicicletas tem no Brasil? Antônio Miranda, talvez o principal brasileiro consultor para o assunto, aposta em 70 milhões - e justifica sua fala tranquilamente. Ele sabe o que fala. E 45 milhões de usuários no dia a dia, o que acredito provavelmente deve se referir ao número de viagens, uma sutileza que ninguém precisa entender. Pequenos detalhes de um jogo maquiavélico.
A verdade? De verdade? Ninguém faz a mais remota ideia de quantas bicicletas e ciclistas existem no Brasil. A bem da verdade ninguém faz mais remota ideia de merda nenhuma neste país, mas quem se importa com isto? ... país protegido por Deus...
Mesmo em São Paulo, Capital e cidade, que tem pesquisa de qualidade, O.D. Metro, a verdade não corresponde aos fatos. Indo direto ao ponto: verdade, que verdade, a quem interessa a verdade? A oficial ou a que vemos pelas ruas? Origem Destino com modo principal e para trabalho, correto para medir carga de vagão de Metro, ou ciclistas vivos, pedalantes, suados, fedorentos, daqueles que realmente estão nas ruas?
Mas... mas... é a imprensa que está perguntando. Como jornalistas, de todos generos e faixas etárias, precisam de notícia, aqui vai a verdade: Brasil tem (aproximadamente) 70 milhões de bicicletas, 45 milhões de ciclistas/dia; o Estado de São Paulo tem 16 milhões/bicicletas; a cidade (ou será metrópole?) de São Paulo 8 milhões de bicicletas, sendo que nos fins de semana, domingo ensolarado, chegam a circular mais de 700 mil (um milhão, segundo outra pesquisa). Pelo esta última afirmação é a mais pura verdade, apoiada em pesquisas.
Ontem dei uma das melhores entrevistas de minha vida, para a TV UNISA, Universidade Santo Amaro. Falei algo como 46 minutos, que infelizmente serão editados para 26. Normal, sempre acontece, sei disto, mas confesso que gostaria de ver transmitida sem cortes. Infelizmente a verdade sofre com a correria do nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário