No caminho para uma reunião com Boney, assessor de Chico Macena (PT), encontrei o Daniel Guth, assessor do Walter Feldman e o Edson, assessor do Gilberto Natalini, na porta do elevador. Conversamos um pouco, o bom figura Edson teve que voltar para o gabinete do Natalini, e eu e Daniel ficamos lá numa longa conversa que acabou na história sobre o que deve ser proposto para o Serra sobre a bicicleta. Walter Feldman já havia me pedido isto antes, tivemos uma conversa informal e através das linhas que copio abaixo mando minhas prioridades. Espero que muitos façam o mesmo. Nada como uma boa e sadia pressão.
Campanha José Serra para Presidência da República
Proposta para Programa de Governo para Bicicletas e Ciclistas
1. Estabelecer a bicicleta como política estratégica de desenvolvimento urbano e social, nos moldes de países com alto índice de IDH (exemplo Países Baixos / Holanda)
2. Desenvolvimento da bicicleta como modo de transporte
a. dar continuidade e fortalecer o “Bicicleta Brasil”
b. estabelecer “Bicicleta Brasil” em Lei – hoje é portaria
c. manter Claudio Oliveira da Silva, atual coordenador e único funcionário, para dar continuidade e não perder mais tempo
d. estabelecer orçamento realista para as necessidades
e. dar continuidade e fortalecer SeMob – Secretaria de Mobilidade Urbana, que inclui pedestres, bicicletas (Bicicleta Brasil) e deficientes. Ver status legal e se for o caso estabelecer em Lei. Impossível resolver a questão da bicicleta sem trabalhar associado à pedestres e deficientes
f. manter equipe do SeMob para dar continuidade e não perder mais tempo
g. dar status e estrutura real ao SeMob – fazer funcionar de fato
3. Programa de reestruturação do setor de bicicletas
a. criar programa para salvar o parque industrial brasileiro de bicicletas, ciclopeças, acessórios, equipamentos – e com isto fortalecer um setor que absorve mão de obra com qualificação insuficiente para setores mais avançados como o automobilístico
b. fazer do setor um “global player” – exportar, gerar empregos
c. modificar impostos incidentes buscando reduzir o altíssimo índice de informalidade do setor. Hoje paga como veículo normal, ou seja, como carro. Se possível zerar cadeia de impostos, mantendo os 16% para importados.
d. estabelecer programa para treinamento para bicicletarias – donos e mecânicos – visando a melhoria da qualidade geral da bicicleta e do ciclista. Criar uma nova cultura a partir da bicicletaria
e. fazer o “Pedalando e aprendendo” em nível nacional – incentivar empreendedores
4. Estabelecer programa específico para mulheres e crianças
a. resolver problemas básicos de mães com crianças pequenas
b. criar curso de condução de bicicletas para crianças como na Holanda. Dar segurança às crianças que vão para escola pedalando
c. rever desenho de bicicleta feminina adequando à altura média da mulher brasileira. Modelos básicos atendem o padrão da mulher européia, ou seja, a bicicleta é muito grande para a brasileira
Muito bom! Como pretendo votar na Marina, tua proposta podia ser aberta, não só para o Serra...
ResponderExcluirabçs