domingo, 14 de setembro de 2025

Fim das atualizações Microsoft e nossa segurança

Rádio Eldorado FM
Fórum do Leitor 
O Estado de São Paulo se


Pergunta ao professor: em outubro a Microsoft para de dar assistência a todos que ainda estiverem usando sistemas que não o 11, o que inclui a imensa maioria dos brasileiros. Se as barreiras de segurança vão ficar mais frágeis, como diz a própria Microsoft, como fica a Segurança Nacional? Sim, Segurança Nacional, a do Brasil. O que a ação vai acarretar na vida da maioria da população?


Fórum do Leitor 

Faz alguns meses fui refazer minha carteira de motorista e deu uma confusão porque no nome de minha mãe havia uma discordância, um erro no sobrenome. Tive que ir à Receita Federal para corrigir e foi prontamente corrigido. Mais ou menos no mesmo tempo o meu aplicativo Gov.br parou de permitir meu acesso. Fui orientado no Poupa Tempo que deveria resolver no INSS, o que aconteceu graças a boa vontade e conhecimento de um funcionário. O sobrenome de minha mãe simplesmente desapareceu do sistema. Conversando com vários funcionários, de vários órgãos do Governo Federal, descobri que estes problemas digitais são 'relativamente comuns porque tanto a Internet quanto o sistema digital do governo falham com certa frequência, e que várias vezes foram pedidas providências que sempre são negadas sob a alegação de falta de verba'. 
Que nós, cidadãos, temos um grave problema com Internet, que varia muito, falha com mais frequência do que o aceitável, quando não se está em locais sem sinal, isto sabemos. Também sabemos que o funcionamento digital dos órgãos oficiais não são totalmente previsíveis. Ou seja, nesta nova era digital inevitável, imprescindível,  fundamental,  estratégica, não será um sério risco para o nosso futuro a falta de investimento pesado num programa de correção e estabilização de todo sistema de comunicações do país?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário