terça-feira, 17 de março de 2015

Roma - São Paulo

Para quem não sabe, São Paulo é a maior cidade italiana fora da Itália. Não sei quantos são hoje, mas entre italianos e seus descendentes devemos ter pelo menos um quarto da população, ou seja, uns 3 milhões, o que a faz maior que Roma. Aqui em São Paulo os italianos tiveram um papel crucial na reconstrução de uma cidade que ainda com espírito medieval e a empurraram para o futuro do século XX. Muito da riqueza do Brasil de hoje se deve a italianada. É lógico que trouxeram suas manias, como sua forma tortuosa de fazer as coisas, mas no geral nos deixaram qualidade e graça.
Estou de volta a Roma, a Cidade Eterna. Tirando sua história, seus monumentos, a força que a faz eterna, a cidade funciona como qualquer outra cidade grande, com seu 2.5 milhões de habitantes. Estou no centro histórico, numa das ruas estreitas do emaranhado confuso do traçado urbano. Anterior à Idade Média o espaço das vias é precário, mesmo assim o convívio entre pedestres, ciclistas, fumantes, conversantes, fofoqueiros, motociclistas, scooters, automóveis e transporte coletivo é muito tranquilo. Demorei alguns dias para realizar que raramente se ouve uma buzina. Menos ainda cano de escapamento aberto, música no talo... A cidade é silenciosa e cortês. Motoristas e motociclistas esperam o pedestre fazer seu caminho ou sair da frente. Os condutores de scooters são muito menos agressivos que em Amsterdam, por exemplo. Como pitada, esta foi a primeira cidade da história da humanidade a fazer rodízio de veículos, isto na Roma antiga, ou seja, muito antes de Cristo, portanto sempre teve trânsito pesado.
Outro ponto que chama atenção é que Roma, mesmo nos pontos turísticos, é limpa, talvez não perfeita, sem absolutamente nenhum pedaço de papel no chão, mas muito limpa. As calçadas tem um piso ótimo, mas estreitas para tantos turistas. Quando não tem espaço na calçada simplesmente vão para o meio da rua, que também tem um pavimento muito bom. É confuso, mas funciona. A quantidade de idosos nas ruas é grande, alguns capengas, mas vão que vão. Excursão de colégio com crianças e adolescentes são comuns e passam para ter aulas sobre monumentos e museus.
Mesmo de noite, quando turistas e população já se recolheram, a cidade é segura. Caminha-se por todos cantos, muitos deles pouco iluminados, sem o menor receio. Não senti qualquer tensão mesmo dentro das estações de trem, que são grandes e muito agitadas. O policiamentoé muito discreto e respeitado.
Estive em Florença, Luca, Pisa e Siena. Florença é muito agitada, lotada de turista. Pisa é mais tranquila. Luca e Siena são divididas em duas partes, a área murada, histórica, e os bairros normais fora dos muros. Tudo é bem cuidado, de dar inveja. Toda cidade italiana é civilizadíssima. Não se vê um papel no chão nem nas estradas. Vi, mas não me lembro onde, uma equipe varrendo uma estrada.

A quantidade de bicicletas e ciclistas, pelo menos nesta área central e turística, é muito menor do que eu esperava. Roma é plana e o traçado urbano favorece muito a bicicleta. Sei lá, talvez os pedestres sejam tantos que tornem chato pedalar. O sistema de bicicletas coletivas está largado, enferrujado, inutilizado. Sempre ouvi que o trânsito italiano é desordenado e agressivo, mas já vi locais bem piores nos quais a bicicleta é muito usada. Creio que vi algum para-ciclo, mas não me lembro onde. As bicicletas ficam amarradas nos postes ou em qualquer coisa.  Estacionamento para motos e scooters tem em todo canto e vivem lotados. Os probleminhas de sempre, nada que dê uma pista lógica do porque se pedala tão pouco.

fato raríssimo
Infelizmente o que vi só faz piorar minha crítica à situação que São Paulo vive. Mesmo as áreas degradadas de Roma, que se veem do trem, estão mais dignas que nosso centro da cidade. A diferença se faz colocando limite. Há pichações, mas mesmo os pichadores têm um certo respeito pelo coletivo.

Vive-se uma tragédia urbana no Brasil. Tudo pelo social definitivamente não tem nada a ver com a absoluta falta de limites na qual vivemos.  

PS.: Passou um helicóptero aqui em Roma, o que é raríssimo. São Paulo tem a segunda frota do mundo. O barulho é constante e infernal. Somos agredidos de todas as partes, inclusive dos céus. 

Um comentário:

  1. Si, Roma una delle più belle città del mondo difficile dire addio! Sei stato EUR quartiere? Bacio

    ResponderExcluir