sexta-feira, 20 de março de 2015

Protesto de ciclistas em São Paulo contra a paralisação das ciclovias

Mesmo de longe tenho acompanhado São Paulo. A manifestação contra a paralisação da construção das ciclovias paulistanas conseguida pelo Ministério Público, ocorrida ontem, com só 350 ciclistas, segundo a Folha de São Paulo, mostra o caminho errado que tomaram as coisas, em particular o movimento pró bicicleta. Este número de ciclistas representa muito pouco o universo dos ciclistas, principalmente dos usuários que já pedalam como modo de transporte.
Seria interessante que os ciclo-ativistas fizessem uma avaliação mais neutra sobre o que está acontecendo e de suas ações. Não tenho a menor dúvida da importância histórica de muitos ativistas de ponta, mas estes só chegarão ao seu objetivo se olharem e dialogarem com a sociedade com mais sabedoria. Um carro a menos se faz necessário, mas todo motorista é um inimigo, ou pior, um assassino em potencial, o discurso vira uma besteira sem tamanho. Boa parte dos ativistas dirige e já fui vítima de barbeiragens grosseiras tendo eles e ciclistas ao volante. Como sou ciclista e não caio nestas besteiras encarei como conflitos normais do trânsito, que aliás ocorrem em todas partes do mundo. 
O discurso centrado em ciclovias é retrógrado, pobre. É preciso dar segurança ao ciclista, pedestre, pessoas com deficiência... (estou farto de repetir isto); ou seja, é preciso utilizar o espaço público disponível de forma mais equilibrada, justa, social. Ciclovia segrega; e não é preciso ir mais longe.
Estou na Itália e fiquei pasmado por que o discurso por aqui é o mesmo. Enfim, a burrice é planetária.
Pelo que entendi o Ministério Público não foi contra a segurança do ciclista, menos ainda contra a bicicleta, mas está questionando procedimentos desta administração da Prefeitura que não estão claros ou foram simplesmente omissos, mesmo sendo obrigatórios em lei. Com o detalhe: pelo sim ou pelo não, Haddad e mais alguns desta administração do PT em São Paulo participaram dos governos Lula ou de sua brilhante companheira recém eleita Dilma, portanto são passíveis de algumas dúvidas. 
O fato é que quem está dentro da coisa da bicicleta já deve ter ouvido a tempo que havia fumaça saindo das ciclovias. Com já disse aqui, ouvi mais de uma vez o "faz", no estilo três macaquinhos, num discurso tipo "se for para nosso lado...". Isto, meus caros, é uma vergonha, se não uma burrice sem tamanho, para ser extremamente polido. Quem apoia isto está sacaneando todos nós, cidadãos, principalmente os ciclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário