sábado, 21 de março de 2015

Qualidade, custo e durabilidade de calçadas e ciclovias em Milão - ERRATA

Devo fazer uma errata das grossas. Minha raiva em relação a baixíssima qualidade das obras públicas no Brasil me levaram a um erro grosseiro no texto publica ontem. Felizmente teve poucos leitores. Vamos lá corrigir.

Hoje estive com o pessoal do Ciclobby (http://www.ciclobby.it/cms/)que organizou Bicinfesta, um passeio meio manifestação que acabou em festa num parque distante do Centro de Milão. Devido a chuva e o frio foi pouca gente. Quando falei o preço do trecho de ciclovia que me foi dado pelo engenheiro Vicenzo e que cito abaixo, na Via Brera, 30,00 Euros por metro quadrado, eles deram risada. "Se fizerem este preço troco o piso de minha casa hoje" brincou um senhor artista, arquiteto e ativista. Ai me disseram que uma ciclovia pode chegar até 300 mil Euros o km linear, o que me parece muito para aqui, mas bate com o que custaria em São Paulo caso fosse feito o trabalho completo, portanto, projeto, e obra completa, do zero até a entrega de uma ciclovia absolutamente perfeita, incluindo semáforos; muito diferente do serviço porco que a administração Haddad / PT vem fazendo.
Os outros dados citados pelo engenheiro Vicenzo estão corretos. E a qualidade, ah! a qualidade, é outra, diferença de água de enxurrada para o ótimo vinho italiano. 

Vou manter o texto que escrevi por que dá uma ótima visão de como precipitação provoca erros grosseiros. Acredito que meu fraco italiano me tenha feito entender errado o preço. 

Estava fotografando esta obra de um trecho de ciclovia com reconstrução da calçada na via Brera, Centro de Milão, quando um italiano atrás de mim veio conversar. Eu disse que achava a qualidade do trabalho ótima e Vicenzo respondeu sem pensar que era ruim. "Sou engenheiro especialista nisto (calçadas e ruas) e este trabalho está mal feito". UAU! Faz muito tempo que não vejo um trabalho feito com qualidade sequer parecida com esta numa cidade brasileira. 
Quando estávamos nos despedindo me lembrei e perguntei "Quanto custa isto (a construção de uma calçada nova)". Ele rapidamente respondeu "30,00 Euros por metro quadrado" (provavelmente entendi errado). "E quanto tempo vai durar?". "De 25 a 30 anos". "Desculpe, mais uma coisa. Quanto custa o projeto?" "10% do total da obra", respondeu sem pensar.
Em São Paulo foi divulgado que o quilômetro linear de ciclovia, portanto 2.5 m X 1.000 m que é o padrão, custa em torno de R$ 600.000,00? É isto? Para quanto tempo de vida útil? E quanto custa o projeto de engenharia?
Quem quiser que faça os cálculos, mas faça bem sentado, numa cadeira bem firme. Corrigindo: Faça os cálculos, mesmo comparando com o valor dado pelo Ciclobby, mas continue sentado por que o custo da obra paulistana é alto (e o resultado ruim).
Antônio Miranda, ainda no tempo da Kassab, indagou o pessoal da Prefeitura de São Paulo sobre o custo alto, praticamente o mesmo de hoje, e não obteve resposta convincente. Segundo Miranda o custo em outras cidades do Brasil é muito mais baixo. A diferença para hoje é que naquela época se podia ver os números, saber dos procedimentos, enfim, o custo era absurdo, mas parecia estar dentro do legal. Agora parece que ninguém sabe, nem o próprio Haddad. Infelizmente as entrevistas e declarações deles sobre o causo tem confundido mais ainda. E sobre a durabilidade...
A obra de Milão vista nas primeiras 6 fotos está sendo realizado por calceteiros profissionais e tudo está encaixado alinhado, nivelado, limpo, fixo... Ops! Não sabe o que é um calceteiro? Não se preocupe, a quase totalidade dos brasileiros, incluindo ai muitos engenheiros e arquitetos que se dizem especializados em calçadas, não sabem. Calceteiro é especialista em construir calçadas, para simplificar digamos assim.
As fotos seguintes mostram outros detalhes de calçadas. Tenho muitas fotos sobre o tema, de várias cidades, e a cada foto tenho vontade de chorar de raiva. A nossa qualidade é tão ruim que até em construções de luxo se vê problemas absurdos no alinhamento e nivelamento do ‘porcelanato’.  A calçada da rua Oscar Freire, uma das mais ricas ruas do Brasil, depois de uns poucos anos está cheia de defeitos e problemas graves. Ridículo! Mão de obra no Brasil tem uma qualidade baixíssima, mas não se pode dizer uma palavra aos peões por que é politicamente incorreto. Ora! Vá catar coquinho!












Nenhum comentário:

Postar um comentário