segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Pedestres morrem atropelados por ciclistas em NY

Tenho reclamado do comportamento dos ciclistas aqui em São Paulo. Em NY está pior. A última vez que estive lá, a pouco mais de dois anos, o maior problema eram os entregadores chineses e suas bicicletas elétricas que circulavam sem respeitar praticamente nada. Esta situação piorou e agora virou “xixi”: chineses e chicanos por todos lados, em qualquer sentido, sem avisar, a mil. Tomei e vi outros tomarem vários sustos ao cruzar a faixa de pedestre. Desrespeitar pedestre não é exclusividade dos “xixi”, mas de uma quantidade tristemente sensível de ciclistas.
Nas últimas semanas morreram três pedestres atropelados por bicicletas, sendo dois no Central Parque, o que está gerando justas e pesadas críticas aos ciclistas. Não sei quanto os nova-iorquinos estão indignados, mas me faz lembrar a época que o prefeito, não sei o Koch ou Giuliani, tentou tirar das ruas os bike couriers, tal sua agressividade e o pavor dos pedestres. Só não tiraram por que a Constituição Americana não permite, mas tinham apoio de integral dos nova-iorquinos.
Sintomático foi o espanto de uma senhora por que eu parei a bicicleta para que ela entrasse no taxi. A quantidade de ciclistas que não respeita praticamente nada, nem outros ciclistas, é grande, acredito eu muito maior que a média mundial de 5% de infratores agressivos. Infelizmente o individualismo exacerbado impera. A única solução que vejo é repressão, já que educação para o trânsito o americano tem. Americano tem um letreiro constantemente passando nos olhos que diz quer se infringir a lei vai dançar mesmo. A tolerância deles é bem baixa.

Morre um pedestre ou ciclista a cada dois dias em NY, o que eles consideram inaceitável. (Imagine só, aqui em São Paulo morrem mais de 600 pedestres ano, que foram por muito tempo 750/ano e ninguém diz nada.) É meta do Prefeito atual Bill de Blasio chegar a zero mortes no trânsito. Para isto está fazendo mudanças na cidade, principalmente diminuindo a velocidade em várias partes da cidade. Vai ter que diminuir a velocidade dos ciclistas no Central Park por que máxima atual de 25 milhas/hora (40 Km/h) numa bicicleta é absurdo. O comportamento dos ciclistas que treinam no Central Park não difere em nada dos que treinam na USP SP ou na ciclovia do Rio Pinheiros.
Outro problema que de Blasio terá que enfrentar é a lei, ou pelo menos a forma como são feitos os julgamentos de mortes no trânsito. Hoje só é condenado por morte em atropelamento o condutor que tiver cometido duas infrações de trânsito, um absurdo!

NY Times sobre os pedestres atropelados por ciclistas no Central Park




Sobre o atropelando e morte do menino de 9 anos. O horror é que ele estava na faixa de pedestres e seguro pela mão do pai. Deprimente. Pior, o motorista se livrou da acusação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário