segunda-feira, 13 de outubro de 2014

bicicletas comunitárias em Boston, Washington e NY

Boston


NY

Washington

Londres
Bicicletas públicas estão se espalhando pelos Estados Unidos. Em Boston, Washington e NY o sistema é o mesmo, com a mesma estação e bicicleta. O funcionamento é simples e eficiente, bastando ter um cartão de crédito e seguir as instruções da telinha da estação, respondendo algumas perguntas, deixando o número do telefone (para brasileiros 55 11 (SP) e número), lendo breves recomendações, e finalmente recebendo o código de liberação. Caso fique mais de um dia recomendo pagar os US$25,00 e ter direito por uma semana. Em poucos minutos você sai pedalando. Na próxima retirada de bicicleta é só pedir o código de liberação e sair pedalando. Raro, mas houve algum tipo de problema, principalmente no desbloqueio e bloqueio da bicicleta na estação. Nos fins de semana pode ser difícil encontrar bicicleta disponível, foto comum em todas partes.
Em NY só há estações no sul de Manhattan, da 59th Street, início do Central Park para baixo, e no BrooklinAs laterais do Central Park são das áreas mais ricas e sofisticadas de NY, mesmo assim, pelo que se vê, são ainda inviáveis pelo custo operacional. Em São Paulo houve e talvez continue havendo uma guerra ideológica para implantação de bicicletas comunitárias na periferia. Lembro que no mundo inteiro mesmo com as bicicletas comunitárias implantadas só em área de uso mais intenso, os operadores do sistema não estão tendo dificuldades de equalizar o balanço financeiro, que sem propaganda não subsiste.
O interessante é que as cidades vizinhas a NY estão também implantando seus sistemas de bicicletas coletivas, a maioria igual a de Manhattan e Brooklin, mas uma das cidades decidiu optar por um sistema diferente por causa dos custos. Buscaram uma alternativa no sistema alemão que não precisa de estações fixas para estacionamento das bicicletas. Cada bicicleta tem seu próprio cadeado que trava ou destrava a bicicleta através do celular ou por código. A desvantagem é que você tem que ficar caçando bicicleta. A vantagem é o custo muito menor no modelo alemão, US$ 1.200,00 contra US$ 5.000,00, por bicicleta. A diferença está exatamente no custo embutido das estações. Vide link abaixo.
Quando estive no Velo City de Munich nos entregaram estas bicicletas. O sistema funciona perfeitamente, pelo menos num local onde os celulares funcionam também com perfeição, o que definitivamente não é o caso daqui, Brasil. 
Tanto a bicicleta usada nos Estados Unidos, que é a mesma de Londres e muito parecida com a Velib de Paris, como a bicicleta alemã são uns tanques de guerra. Elas andam bem no plano depois que embalam, mas mostram todo seu peso na menor subidinha. Para mim a melhor bicicleta continua sendo a Samba, do sistema da Serttel (Bike Samba - Rio, Bike Sampa - São Paulo, Bike Santos...): básica, simples, sem frescura, a mais leve... Não gosto do critério de manutenção e gosto menos ainda da opção de pneus, errados para o uso, o que prejudica muito a imagem da bicicleta. 
Manutenção é um problema, em todas as partes. Sempre tem uma ou outra bicicleta meia boca ou funcionando mal, principalmente entre as mais velhas. A dica é fazer uma rápida checagem nos pneus, freios, câmbio e blocagem de selim antes de soltar a bicicleta. Infelizmente o pessoal que usa não cuida como deveria. É um bem público, de todos, incluindo de quem usa. 
PS.: Ontem pedalei pela primeira vez uma bicicleta do Ciclo Sampa, o sistema de bicicletas comunitárias concorrente do Bike Sampa aqui em São Paulo. Não entendo por que dois sistemas de bicicletas comunitárias concorrentes e independentes, mas isto é uma outra história. As bicicletas do Bike Sampa são parecidas com as de NY, mas tem câmbio de três marchas Sturmey-Acher e transmissão por eixo cardam. Sturmey-Acher é tradicional, de qualidade praticamente inquestionável, mas muitas bicicletas estão com passadores de marchas Shimano, o que é ridículo. Não funciona. O patrocinador do Bike Sampa é o Bradesco e é patético que eles permitam um erro tão primário; erro este que pode colocar em cheque todo investimento. Se os passadores quebraram, o que duvido, quanto custa trazer novos? Para uma potência como o Bradesco zero. É lógico que há um contrato entre o Bradesco e o operador do sistema, mas ai... Não vou ensinar o pai nosso para o padre. Como disse as bicicletas vem com eixo cardam, que não tem a elasticidade de uma corrente. A sensação do pedalar não me agrada. A Ciclo Sampa é muito bonita, mas um caminhão.

...While the Citi Bike system relied on docking stations that sometimes malfunctioned, Hoboken’s shared bikes could be locked to standard bicycle racks, lampposts or street signs with an integrated lock activated by either a smartphone app or a keypad mounted over the rear wheel. Users located available bikes, all of which were equipped with GPS, through the app....

Mapa da distribuição das bicicletas em NY:
https://www.citibikenyc.com/stations

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