quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O que eles têm contra a bicicleta?

Acredito mesmo que poucos tem aversão pela bicicleta. A maioria não sabe o que é e como lidar, principalmente técnicos. A formação e prática deles é com veículos motorizados. É preciso entender que mesmo na área onde eles dominam há problemas gravíssimos por todos lados: falta de dinheiro para fazer a coisa correta; pressão da sociedade para ter fluidez no trânsito; precariedade técnica tanto por conhecimento como por falta de equipamento; manutenção precária; erros de execução de projetos...; desrespeito da população em leis que são as mais simples e racionais possível; polícia técnica que não investiga; legistas a menos e sem nenhuma condição de trabalho; justiça precária...
Mais ainda; você e todos aqui somos ciclistas ou gostamos da bicicleta. Nosso olhar é o da bicicleta. A maioria, se não totalidade deles, administradores, políticos, técnicos e agentes, são motoristas, motociclistas ou usuários de transporte motorizado, e é claro que a visão deles seja focada no motorizado. Não é normal?
E mais: as leis civis e criminais, o CTB, leis de responsabilidade..., do funcionalismo público...
Não esquecer algo que detona os potenciais do Brasil: CORPORATIVISMO!!! Tem muita gente que ajudaria a questão da bicicleta, dos pedestres, dos deficientes, mas tem que jogar o jogo da empresa ou serviço público por que tem crianças em casa. Esta foi a principal razão para que algumas pessoas decisivas que conheci tenham sacaneado a bicicleta. Não podiam pensar em perder o emprego. Simples assim.
 
Mesmo dentro da coisa da bicicleta tem muita gente que joga o seu próprio jogo, defende seus próprios interesses, mesmo que estes sejam simplesmente aceitar algumas coisa calado para não perder os amigos.
 
Somos todos humanos. Só ver o defeito do outro é improdutivo. E ai? O que acontece de fato para que ele faça as coisas da forma que faz?

Um comentário: