São Paulo reclama;
O Estado de São Paulo
Sobre:
Haddad encomenda estudo sobre os
benefícios de ciclovias e ciclofaixas.E6| Metrópole | Sábado, 9 de Agosto de 2014
A melhoria da segurança, conforto e
prazer dos ciclistas se faz com um sistema cicloviário, ou seja, ciclovias,
ciclofaixas, transito partilhado, paraciclos, bicicletários, sinalização,
educação...; e não só ciclovias e ciclofaixas. Por lei, CTB, estas intervenções
obrigatoriamente devem ser pintadas de vermelho, o que chama muito a atenção de
todos transeuntes. Provavelmente Haddad sabe que Kassab tinha na questão da
bicicleta seu segundo índice de aprovação. O perigo é implantar só ciclovias e
ciclofaixas sem educar, principalmente os ciclistas, sinalizar, preparar o
resto do trânsito para a novidade, que pode aumentar, e muito, o número de
pedestres atropelados por ciclistas, dentre outros problemas.
Diminuição da velocidade do trânsito é
medida fraca para a comunicação política, até por que não necessita de
emporcalhar de vermelho a cidade, mas tem efeitos muito melhores para a
segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de diminuir
as emissões de gases dos veículos. A equipe que está assessorando Haddad na
questão das bicicletas é respeitável e já deve ter falado sobre redução de
velocidade e acalmamento de trânsito (traffic calming).
Qualquer estudo que apresente números é
bem vindo, mas um estudo sobre os benefícios de ciclovias e ciclofaixas talvez
não seja assim tão necessário já que a quantidade de estudos similares
realizados em várias partes do mundo prova repetidamente e sempre com
números muito parecidos, sem deixar qualquer dúvida, a transformação para o bem
que vem incluída no uso da bicicleta. Basta procurar na Internet onde se
encontrará farta documentação científica. Há formas melhores de aplicar o
dinheiro, até terminando ciclovias e ciclofaixas que já funcionam e ainda não
estão sinalizadas.
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