sábado, 9 de agosto de 2014

Haddad encomenda estudo sobre os benefícios de ciclovias e ciclofaixas (?)

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São Paulo reclama;
O Estado de São Paulo

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Haddad encomenda estudo sobre os benefícios de ciclovias e ciclofaixas.
E6| Metrópole | Sábado, 9 de Agosto de 2014

A melhoria da segurança, conforto e prazer dos ciclistas se faz com um sistema cicloviário, ou seja, ciclovias, ciclofaixas, transito partilhado, paraciclos, bicicletários, sinalização, educação...; e não só ciclovias e ciclofaixas. Por lei, CTB, estas intervenções obrigatoriamente devem ser pintadas de vermelho, o que chama muito a atenção de todos transeuntes. Provavelmente Haddad sabe que Kassab tinha na questão da bicicleta seu segundo índice de aprovação. O perigo é implantar só ciclovias e ciclofaixas sem educar, principalmente os ciclistas, sinalizar, preparar o resto do trânsito para a novidade, que pode aumentar, e muito, o número de pedestres atropelados por ciclistas, dentre outros problemas.

Diminuição da velocidade do trânsito é medida fraca para a comunicação política, até por que não necessita de emporcalhar de vermelho a cidade, mas tem efeitos muito melhores para a segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de diminuir as emissões de gases dos veículos. A equipe que está assessorando Haddad na questão das bicicletas é respeitável e já deve ter falado sobre redução de velocidade e acalmamento de trânsito (traffic calming).

Qualquer estudo que apresente números é bem vindo, mas um estudo sobre os benefícios de ciclovias e ciclofaixas talvez não seja assim tão necessário já que a quantidade de estudos similares realizados em várias partes do mundo prova repetidamente e sempre com números muito parecidos, sem deixar qualquer dúvida, a transformação para o bem que vem incluída no uso da bicicleta. Basta procurar na Internet onde se encontrará farta documentação científica. Há formas melhores de aplicar o dinheiro, até terminando ciclovias e ciclofaixas que já funcionam e ainda não estão sinalizadas.

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