terça-feira, 8 de outubro de 2013

Riqueza é pecado

É muito desgastante para um brasileiro conhecedor e consciente de nossa realidade caminhar pelas ruas e avenidas das cidades da Florida. Tudo é limpo e organizado, funciona bem ou perfeitamente. A comparação com a baixa qualidade de vida que temos por aqui dói muito. Ontem comentava a comparação com um amigo de ascendência europeia e ele afirmou que não se pode fazer tal comparação, mas concordou que é inaceitável nossa situação. Dá sim para fazer comparações, do contrário é ficar olhando o próprio umbigo.
 



A primeira economia da América do Sul é o Brasil, a segunda é o Estado de São Paulo, a terceira o Município de São Paulo. O Brasil é um dos 10 países mais ricos do mundo. Não sei qual é a posição do Estado de São Paulo, mas a da cidade de São Paulo está lá pela 40ª economia do mundo quando comparado a países. É uma brutalidade de riqueza, de pujança econômica, para tanto problema, dos complexos aos mais simples, baratos, idiotas, fáceis de resolver, mesmo assim a cidade mais rica é pobre, precária, até mesmo em seus locais mais nobres. Calçada e calçamento ruins, muros altos, seguranças, pouco verde, falta de espaços de vivência... Bom exemplo é a foto ao lado de calçada recém inaugurada na rua lateral da Igreja de Pinheiros que já foi refeita 11 vezes...
 
Não sei como está hoje, mas Guarulhos era até pouco o 8ª orçamento da união, principalmente por causa do Aeroporto de Cumbica. Conheço praticamente toda a cidade e a quantidade de problemas é absurda, começando pelo baixíssimo índice de coleta de esgoto, até pouco tempo abaixo dos 10%. Dinheiro nunca faltou porque mesmo antes do aeroporto era um importantíssimo polo industrial.
Só é possível fazer alguma comparação do interior de São Paulo, suas ótimas estradas e algo mais, com o que se vê na Florida, e mesmo assim perdemos. Comparação mais parelha é com a Turquia, e também estamos bem atrás. O triste é que o Estado de São Paulo é das poucas exceções de qualidade deste Brasil sem rumo.
Nossas cidades merecem o nome de cidade? Quando se sai dos centros, áreas mais ricas, que qualquer cidade brasileira entra-se em uma zona de precariedade típica de guerra civil. Fico mais deprimido ainda quando lembro uma filmagem das ruas feita de dentro de um jipe americano no Afeganistão, em plena guerra, que que circulava por uma vila muito mais organizada e limpa que nossas periferias.

Podemos não ter a riqueza deles, americanos, mesmo assim não nada justifica o nosso esculhambo generalizado. Somos mais ricos que muito país europeu que nos enche os olhos pela beleza, tranquilidade e organização. Nossa baderna começa pelo fato que rico brasileiro é pobre, muito pobre - pobre de espírito. E pobre no respeito ao seu próprio dinheiro, seus interesses.

A referência de todos nós deveria ser a riqueza, o bem feito, o que dá resultado, o que tem futuro, o que produz bens. Já foi assim e ainda é; em ilhas isoladas. Somos todos pobres, deprimentemente pobres, em todos sentidos. Não conseguimos entender o sentido correto de riqueza, que, aliás, neste país de sentido de culpa tão enraizada é mais que pecado, é o demônio em pessoa. Mediocre!
A ironia divertida é ver como o nosso politiburo tem apreço pela riqueza que lhes cabe.

3 comentários:

  1. Olá Arturo!

    Em minha humilde visão e opinião só consigo ver um primeiro passo para iniciarmos um progresso - em todos sentidos - no Brasil ( no sentido de caminharmos para o lado da luz :-) E esse primeiro passo é o ano que vem! Ano de eleição presidencial! O meu voto é da Marina como candidata a Presidente ou Vice! O Aécio acredito que perca para Dilma, num segundo turno, e a Marina acho que pode vencer a Dilma em um no segundo turno! E nos livrar de virarmos um Venezuela!

    E você Arturo? Já sabe em quem vai votar? Ou é secreto? rs

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho certeza em quem não voto. Você tem razão nas considerações.
    Me dá desespero os caminhos que estamos percorrendo, mas não considero que seja só responsabilidade do pessoal de cima, dos que estão no poder. Somos todos responsáveis por esta baderna, por esta porteira aberta para o caminho da desintegração do Brasil. Responsáveis pelo silêncio. A reversão está no entendimento coletivo e individual que podemos construir uma nova vida comunitária, ou seja, uma nova cidade, nossa casa.

    ResponderExcluir
  3. A responsabilidade é de todos nós com certeza e ela deve ser manifestada diariamente! Mas o voto é um instrumento importante para transformação de um país! Escolha bem o seu!

    Abs

    ResponderExcluir