Vou arredondar os números para facilitar, assim não tenho que abrir a calculadora.
A produção de bicicletas da Zona Franca de Manaus roda as 90.000/mês, ou seja, 1.080.000/ano.
Elas por elas, diz que diz, vamos colocar a produção nacional completa em 6.000.000/ano. Me resta a dúvida se estes 6 milhões é a produção total, oficiais mais as não oficiais. De qualquer, com esta informação, conclui-se que a Zona Franca de Manaus produz 18% das bicicletas brasileiras.
Elas por elas, diz que diz, vamos colocar a produção nacional completa em 6.000.000/ano. Me resta a dúvida se estes 6 milhões é a produção total, oficiais mais as não oficiais. De qualquer, com esta informação, conclui-se que a Zona Franca de Manaus produz 18% das bicicletas brasileiras.
Os números das importadas apresentadas pelo comunicado são um pouco confusos. O período base de cálculo é Janeiro – Agosto ou Janeiro – Setembro? Que seja; a quantidade de bicicletas importadas está girando em 20.000/mês, ou seja, algo lá pelos 240.000/ano, uns 4% da produção. Se for isto a fatia das importadas se mantém estável desde a época que eu trabalhava na Specialized, e isto faz séculos. Se estou certo, porque tanto tiroteio contra os importadores? Porque eles são tão perigosos para a estabilidade das nacionais? Bicicleta produzida na Zona Franca de Manaus é nacional mesmo, fabricada aqui, ou me engana que eu gosto?
O interessante será ver estes números dentro de um ou dois anos, quando a acionista majoritária da Caloi, que está inteira na Zona Franca de Manaus, começar a mostrar sua força, que espero que mostre.
Bicicletas – Produção, Atacado e Importações – Balanço Agosto
O segmento de bicicletas encerrou o mês de agosto com índices positivos, de acordo com balanço divulgado pela Abraciclo. No mês, o volume produzido no Polo Industrial de Manaus (PIM) aumentou 5,1% em comparação ao mês anterior, totalizando 90.781 unidades fabricadas contra 86.388. Em relação às vendas no atacado, a alta foi de 14,4%, passando de 77.625 unidades para 88.815.
Sobre agosto de 2012, quando foram produzidas 95.007 unidades, houve uma queda de 4,4% na fabricação de bicicletas (90.781). Perante as vendas no atacado, a comercialização sofreu queda de 19,2%, de 109.977 unidades para 88.815.
Nos oito primeiros meses de 2013, o volume fabricado recuou 10,9% em comparação ao acumulado do ano passado, totalizando 535.703 unidades produzidas, ante 601.014. Já no atacado, houve queda de 13,9%, com 483.024 unidades comercializadas contra 561.264.
As importações de bicicletas em geral no Brasil somaram 15.982 unidades em agosto, volume 74% superior do registrado no mês anterior (9.186), porém 60,4% inferior do que agosto de 2012 (40.381). No acumulado de 2013, foram importadas 160.422 unidades, volume 21,1% menor do que o registrado de janeiro a setembro do ano passado (203.322 unidades).
Volume de emplacamentos apresentou acréscimo de 2,2% em comparação com setembro do ano passado. No entanto, houve queda de 8,8% sobre agosto
Segundo levantamento da ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o setor de duas rodas fechou o mês de setembro com 150.121 motocicletas fabricadas, 14,6% superior que o registrado em 2012, 130.940. No mesmo período, as vendas no atacado subiram 10,7%, passando de 129.011 unidades para 142.871.
“Podemos atribuir o crescimento da produção aos lançamentos do ano. Mesmo diante da crise vivida pelo setor desde o ano passado, as montadoras investem na inovação da indústria de motocicletas, acompanhando as tendências mundiais no que se refere a design, performance e segurança”, afirma Marcos Femanian, presidente da entidade.
Já em comparação ao mês anterior (agosto de 2013 x setembro 2013), quando foram produzidas 157.477 unidades, houve queda de 4,7%. Apesar deste cenário, as vendas no atacado tiveram alta de também 10,7%, totalizando 142.871 unidades comercializadas, ante 129.065 unidades em agosto.
Em contramão a esses resultados, o encerramento do mês de setembro foi negativo para as vendas no varejo. Com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam (Denatran), houve queda de 8,8% nos emplacamentos de motocicletas em relação à agosto, passando de 129.050 unidades para 117.754. É válido ressaltar que setembro teve 21 dias úteis, um a menos do que o mês de agosto.
Sobre setembro do ano passado, houve um acréscimo de 2,2% no volume de emplacamentos, passando de 115.269 para 117.754 motocicletas. Em contrapartida, no acumulado de 2013, quando foram emplacadas 1.129.282 motocicletas, as vendas no varejo tiveram baixa de 9,1% em comparação a igual período de 2012.
As vendas no atacado no acumulado do ano ficaram 7,2% abaixo do índice alcançado no mesmo período de 2012, passando de 1.283.929 para 1.191.090 unidades. No mesmo comparativo, a produção de motocicletas teve redução de 6,9%, totalizando 1.259.300 ante 1.352.751.
“As restrições ao crédito e o atual contexto econômico limitam um maior avanço do setor. Diante disso, estimamos que a retração da demanda por questões macroeconômicas deverá resultar numa queda da produção e vendas de motocicletas em 2013, ante os números de 2012”, aponta Fermanian.
Nas exportações, o acumulado nos primeiros nove meses do ano registrou 76.622 unidades, mantendo a estabilidade com o mesmo período de 2012, com 76.961 motocicletas.
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