Lembrei de
minha avó, Carminho, que teve um Fuscão envenenado com motor 1600 e comando P2
ou P3. É lógico que, mesmo com uns 70 e muitos anos de idade, ela jogava um
tijolo no acelerador e saia apavorando. Dirigir mantendo até os 2.000 giros?
Nem aquele motor, nem qualquer outro carro. Gostaria de saber quantos conseguem
dirigir no trânsito numa faixa de giro tão baixa. Esta medição é, para ser
extremamente educado, “falha”. Em trânsito normal praticamente todos os
veículos emitem ruídos, principalmente motos que tem o motor exposto.
Quem deve
estabelecer normas e padrões saudáveis para a população é o governo, o poder
público, e não os fabricantes. Provavelmente está ai a razão da brutal
diferença entre o pouco barulho das cidades europeias e nossas cidades quase ensurdecedoras.
Para quem
pedala a diferença de volume de som do trânsito é muito grande, não só para os
ouvidos. Quanto menos tensionado pelo trânsito o ciclista pedalar, mais seguro estará.
Esta verdade vai muito além da proximidade física com os carros e motos, da
necessidade de ciclovias. A Ciclovia da Radial Leste, que foi implantada entre
uma via expressa e o muro do Metro, é ótimo exemplo. Praticamente não é usada
porque é ensurdecedor pedalar ali. Não precisa tanto; basta sair de um lugar
movimentado e entrar num parque para sentir do descarrego sonoro.
Já quase
cai da bicicleta por ter tomado um susto sonoro. A primeira foi quando estava
completamente distraído perto da cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas e
passou aterrissando um velho 737 de turbinas finas, as antigas e infernalmente
barulhentas. O mesmo com motos e carros esportivos acelerando na minha orelha
só para fazer graça. Sem falar na infeliz mania de usar a buzina sem
necessidade. Sem
qualquer comentário sobre os tunados da vida.
Manter o silêncio é uma questão de civilidade. Está mais que provado que manter o padrão sonoro dentro de um limite tem uma relação direta com diminuição de agressividade, violência, stress, e outras tantas doenças sociais e psicológicas. Uma das melhores qualidades da bicicleta é ensinar ao usuário o valor de rodar sem ser percebido, sem incomodar ninguém, possibilitando ouvir a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário