terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Parques, ciclovias de domingo, e inocentes úteis

Ontem, mais uma vez, acabei parando o trabalho no horário normal, às 18h00, e saindo para pedalar, relaxar um pouco, e aproveitar o horário de verão. Eu adoro subir nas grandes pontes e parar no meio para ver a cidade. Minha predileta é a Ponte Bernard Goldfarb, paralela à Ponte Euzébio Matoso, que liga Pinheiros e Butantã sobre o rio Pinheiros. Não recomendo passar por ali pedalando porque não há calçada para pedestres e as faixas são estreitas. Mas a vista desta ponte alta é talvez a mais bela de São Paulo porque tem poucos edifícios interferindo na paisagem, o horizonte está longe, de um lado o Jockey Club, do outro o charme especial do Pico do Jaraguá bem ao fundo. Meu sonho é que um dia a ponte sirva para um museu ou memorial de estrutura leve e envidraçada. Basta a população querer. Nunca deixe de sonhar.

Infelizmente praticamente todas as pontes desta cidade, principalmente as mais novas, foram projetadas para a passagem de única e exclusiva de veículos motorizados. Ciclistas e pedestres ou não tem espaço para circular, ou só conseguem chegar a elas com grande risco. Ouvi dentro da Prefeitura a seguinte pérola: “Se (o pedestre) quer cruzar o rio (Pinheiros) que pegue um ônibus”. Como se nada menos que 34% da população paulistana, que se locomove unicamente a pé, não existisse. Ir e vir é direito constitucional, mas não se respeita. Bom, enfim, cruzar pedalando as pontes desta metrópole não é tarefa tranqüila, mas necessária e não raro uma experiência visual que vale a pena.

Quem passa na Ponte Cidade Universitária talvez tenha visto que já construíram uma rampa de acesso para o que em breve será a continuação da Ciclovia Marginal Pinheiros. Mais uma obra caríssima para uso quase restrito de lazer. Imagino que deva ser ligada ao trecho já existente e com este novo acesso os 25 km de ciclovia (se não me falha a memória) terão ao todo 3 acessos: Jurubatuba, Vila Olímpia e Cidade Universitária. Havia sido  prometido o acesso ao Parque Villa Lobos e Parque do Povo, e um próximo da ponte João Dias, mas não consegui ver as obras, portanto deve se restringir a estes 3 acessos.

O custo desta ciclovia na margem Pinheiros deveria despertar atenção, mas todo mundo está feliz e fazer qualquer comentário é tido como uma chatice inconveniente. Triste. Só dá para entender que a população aceite os acessos hoje existentes partindo da premissa que “qualquer coisa que vier é boa”. Definitivamente não partilho deste princípio. O que resta é ter a esperança que a pintura vermelha não seja tão escorregadia como a plicada no primeiro trecho, que derrubou uma quantidade grande de ciclistas, incluindo alguns profissionais.

Acabei meu dia pedalando no Parque do Povo, que a cada dia fica mais simpático e agradável. A ciclovia é estreita e é preferível pedalar no sentido anti-horário para ir junto com o pessoal. Tenho muito mais medo de ciclista vindo no sentido horário que de pedalar no trânsito. É mais agradável que pedalar no Ibirapuera onde há muito pseudo-ciclista pseudo-treinando nos dois sentidos; uns loucos. A saber: números apontam os parques como os locais mais perigosos para pedalar na cidade, com o Parque Ibirapuera praticamente invicto. Interno de bairro é muito mais seguro.

Como a Ciclo Faixa de Domingo só abre nos domingos durante o dia, com uma logística bem trabalhosa e custo operacional alto, que também parece não interessar a ninguém, tenho que voltar pedalando no meio do trânsito. Sei quem sou e qual é o jogo, e sigo tranqüilo, sem atritos. Só sinto pelo desinteresse dos paulistanos pela bicicleta como modo de transporte. Praticamente tudo que foi implantado em São Paulo nestes últimos anos, que é muito pouco se comparado a outras capitais mundiais, tem um cheiro de politicagem barata. E o paulistano pedala nela.


3 comentários:

  1. "Infelizmente praticamente todas as pontes desta cidade, principalmente as mais novas, foram projetadas para a passagem de única e exclusiva de veículos motorizados"
    Os engenheiros e órgãos desconhecem o § 5º do artigo 68 do CTB, que obriga toda ponte a ter passagem adequada de pedestres?
    Os órgãos de fiscalização da engenharia e sindicatos não alertam para isso?
    O Min. Público, pretenso defensor da lei, deixa frouxo?

    ResponderExcluir
  2. Havia escrito esses versinhos muito toscos no total impulso, quando vi ciclofaixa de 75cm que inauguraram em Curitiba, mas eles servem para muito mais coisa:

    VERSINHOS SOBRE A REALIDADE CICLOVIÁRIA BRASILEIRA:

    Faz qualquer coisa,
    faz mal-feito.
    Faz o que dá pra fazer,
    faz de qualquer jeito.
    Não precisa planejar, consultar, estudar,
    nem fazer bem feito.
    É só fazer bastante propaganda,
    que eles até acreditam que estamos na Holanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o artigo, e esses versos tb, e bora planejar amanhã!

      Excluir