O segredo para secar depois de
qualquer chuva é tirar o canote de selim e deixar a bicicleta de ponta cabeça.
Não recomendo fazer o mesmo com sua moto. A continuação do segredo é, depois de
algumas horas de ponta cabeça, sair para pedalar um pouco e só então, e finalmente,
secar com um pano macio.
E se ficou cheio de areia ou barro?
Nada melhor que deixar secar o que estiver grudado e depois, com escovas,
retirar tudo o que puder. Escovas recomendáveis são 3: para lavar roupas, para
lavar pratos, e a tradicional e insuperável escova de dentes. Para complementar
o trabalho um pano macio umedecido com água. Valter Busto, responsável pelo
Museu de Bicicletas de Joinville, usa o pano umedecido em óleo diesel, o que
funciona muito bem.
Sobra a corrente, que é o que mais
sofre com qualquer chuva. Corrente correta é aquela que está limpa, lubrificada
por dentro e seca por fora. Seca por fora! Corrente empapada em óleo serve para
grudar sujeira, que acaba virando uma lixa que destroi as engrenagens.
Pessoalmente sou contra tirar a corrente e mergulhar num solvente, tanto porque
enfraquece o elo, quanto pela questão ambiental. Tirar a corrente só em casos
extremos, como depois de ter passado por lama líquida, mesmo assim...
Para limpar e lubrificar a corrente
deixe secar, passe uma escova até sair o grosso, passe um pano umedecido com
querosene ou outro solvente, deixe secar e só então lubrifique. Faça uma marca na
lateral de um dos elos da corrente com óleo para saber onde vai começar e
terminar. Uma gota de óleo especial por elo, de preferência tipo “cross country”
para mountain bike, que resiste melhor às nossas condições brasileiras. Quando todos
elos estiverem lubrificados (com uma gota) gire lentamente o pedal para trás
para a corrente absorver bem o óleo. Termine o serviço secando com um pano seco
o excesso. Jeans é o melhor pano para este serviço. O ideal mesmo é secar mais
uma vez depois que você voltar do próximo passeio. Seca por fora e lubrificada
por dentro! Última dica: corrente se lubrifica depois do passeio, quando ela
vai ficar parada por um tempo. Faz diferença.
Nunca se deve usar esguicho de água
ou ar comprimido. Infelizmente é pratica comum. A bicicleta vai ficar limpa por
fora e a sujeira vai entrar nos rolamentos, o que é um crime. O importante é ter
uma mecânica perfeita; não uma aparência reluzente. Um pouco de sujeira externa
não faz mal para ninguém.
É lógico que bicicleta e
proprietário podem virar um perfeito croquete de barro e ai não há alternativa
que não seja mandar fazer uma lavagem completa na bicicleta, daquelas que
desmonta absolutamente tudo. Não será difícil que corrente, sapatas ou pastilhas
de freio tenham que ser trocados. Faz parte e vale a pena.
boas dicas. obrigado.
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