sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Situação de emergência: ações corretas

Esta mensagem recebida pelo Whatsapp é um alerta necessário e fez com que me lembrasse do que aprendi sobre situações de emergência.

Aviso do SAMU

A Equipe das ambulâncias de emergências médicas percebeu que, muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. Para tal, o SAMU lança a ideia de que todas pessoas acrescentem, na longa lista de contatos, o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergência' (as letras AA são que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU, ou a quem nos ajuda, a nos ajudar. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos. É tão somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.

JOSIANE TROCATTI
Coordenadora Administrativa 
SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 

OBS.: Repassem. Afinal trata-se de uma informação de muita utilidade.

Todo celular tem uma função telefone de emergência que não depende do desbloqueio do celular.
--------------------------------------------------------------------------------

Bem no começo do mountain bike, em 1989 ou 1990, o HU da USP deu um curso sobre primeiros socorros para nós, ciclistas. Não lembro nada do que foi dado, mas lembro perfeitamente do fechamento quando se reuniram todos os palestrantes a nossa frente, agradeceram nossa presença, e para fechar um deles perguntou ao pequeno e interessado público o que tínhamos aprendido? Veio uma resposta daqui, outra dali, mais outra, e quando terminamos o palestrante deu a fala final para não deixar qualquer dúvida: "Quando tiver uma emergência não faça nada, não toque na vítima, chame um médico (socorrista)". Nada mais sensato. É impossível gravar informação tão detalhada e precisa em um simples curso.

Lá por 2007 fui convidado a dar uma palestra para socorristas (de estradas) em Araçatuba, que acabou sendo uma das experiências mais ricas de minha vida. Fui alojado no alojamento dos socorristas, onde tomei café da manhã, almocei e jantei com eles ouvindo e aprendendo muito sobre acidentes e os cuidados para se resgatar ou salvar vidas. Definitivamente não é para qualquer um.
Muito tempo depois um amigo, Álvaro, que foi médico de urgência e emergência, me deu a cronologia correta para situações de emergência:
  1. Socorrista é quem está habilitado para fazer o primeiro atendimento. Esta primeira etapa tem procedimentos muito específicos e é crucial para o bom resultado do tratamento do paciente. 
  2. médico de urgência ou emergência recebe o paciente do socorrista no PA (Pronto Atendimento, o velho Pronto Socorro) e dá continuidade ao tratamento. 
  3. só depois de passar por estes dois estágios e quando chegar ao hospital propriamente dito é que o paciente vai ser tratado por um corpo médico que como leigo chamo de normal, incluindo ai especialistas em UTI (se for o caso), que não é emergência, mas Unidade de Tratamento Intensivo.
  4. Auxiliares e enfermeiras têm treinamento específico para cada estágio de atendimento
Quebrar esta ordem pode resultar em mais problemas ou mesmo a morte do acidentado.
Quer ajudar?
  1. Chame os socorristas o mais rápido possível.
  2. passe as informações pedidas com calma e precisão
  3. caso necessário ou faça sombra ou cubra o corpo se a temperatura for baixa.
  4. não toque nem deixe que toquem no acidentado
  5. se possível facilite a chegada da ambulância ou Corpo de Bombeiros
  6. mantenha todos longe do acidentado e da ambulância enquanto os socorristas dão atendimento.
  7. pergunte aos socorristas se precisam de algo e se querem que você faça a chamada de emergência
Um tempo depois do curso no HU da USP teve uma etapa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. No sprint da largada do feminino profissional a sapatilha da ciclista que estava na ponta soltou do pedal e ela capotou muito feio de frente, batendo a cabeça e apagando exatamente na minha frente.  Passado o pelotão corremos eu, um médico e um dos papas da Federação de Ciclismo para ela, o médico se apresentou e quis muda-la de posição para transporta-la para um hospital de qualquer jeito. O cara da Federação queria fazer o mesmo. Impedi que tocassem nela quase fui agredido pelos dois, com o médico aos berros na minha orelha "Sou médico, sou médico, sai daí" e o cara da Federação urrando que se ela morresse eu seria responsável. Rapidamente chegou a ambulância com os socorristas, que imediatamente afastaram o médico meio que a força. Continuei protegendo a acidentada e só ai veio o socorrista e com calma disse "Deixa com a gente. Parabéns pela atitude". Até hoje me emociona esta história porque muito tempo depois vieram me contar que a ciclista só sobreviveu e não ficou paraplégica porque foi manipulada corretamente, o que só um socorrista sabe fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário