segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Nem a educação escapa de roubos e assaltos

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

É difícil acreditar que realmente exista preocupação do poder público com educação quando são tão frequentes as notícias sobre furtos, roubos e até mesmo assaltos em escolas e creches. É impossível e pouco eficiente deixar um policial ou uma viatura em cada escola ou creche, nem é conveniente por diversas razões, mas é possível transformar toda instituição de ensino em alvo intocável para depredadores, ladrões e bandidos. Basta que a reação do poder público seja imediata, inteligente, diligente, incansável até que os responsáveis sejam localizados e encaminhados para um poder judiciário que não deixe qualquer dúvida que educação é território sagrado para todos, sem qualquer discriminação, brasileiros. Até o pior e mais demente bandido sabe onde não pode tocar, quais são seus limites. 


Este texto para o Fórum veio depois de ver que mais uma vez ladrões criaram problemas para uma creche, fato cada dia mais comum. Deprimente.
Outro dia soube que uma pesquisa de década da USP foi arruinada porque roubaram os geradores. Não foi a primeira vez que acontece. A USP foi fechada aos domingos quando ficou absolutamente insuportável a frequência de roubos dentro dos edifícios. Estavam levando de tudo, de computadores a torneiras, em todos edifícios, em todas escolas. 
No mesmo dia que soube do roubo dos geradores funcionários da própria USP falaram sobre porque fecharam a USP para os que treinam ciclismo. Mais uma vez comportamento triste de alguns ciclistas que não é freado pela maioria silenciosa. Perdem todos. A USP espalhou imensas placas com dizeres para ciclistas respeitarem os pedestres. Deprimente. Infelizmente os problemas com os ciclistas não se restringiram só ao conflito com os pedestres. De novo?

Estranho, mas todos querem segurança, mas são poucos os que cobram os outros quando estes cometem pequenas infrações ou incivilidades. Sem atitude generalizada da população nunca teremos a segurança e paz que queremos. É assim em qualquer país civilizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário