terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Sirenes que não soam


Hélio
bom dia 

Parabéns pelo texto 'Sirenes que não soam'. Só sinto que bons colunistas, pensadores, articulistas, como você e outros que tem espaço nos grandes jornais deste país, sejam obrigados a manter-se em textos tão curtos (uma lauda?) que não permitem que o pensamento se conclua. 
Gostaria de fazer uma correção ou um comentário. Seu ponto de vista é absolutamente correto, mas é traido quando fala sobre capacete para ciclistas urbanos, o que se pode deduzir que seja o caso. Esportistas é outra história.
Uma coisa é a segurança que capacete dá para usuários de skate, patinete, patins, está comprovada e é inegável. Aliás, pesquisas sérias que dizem ser necessário incluir aí pedestres.
Outra, completamente diferente, é sua eficiência para ciclistas urbanos adultos, o que todas as pesquisas científicas respeitáveis do planeta provam ser praticamente nula e em até mesmo prejudicial a segurança do ciclista.
Capacete tem se tornado obrigatório para crianças e só. Somente Austrália e mais uns dois países o capacete é obrigatório e os números ai provam que a obrigatoriedade é contraprodutiva. Há uma pressão internacional para derrubar esta obrigatoriedade, inclusive de respeitadíssimas entidades representativas de ciclistas urbanos como ECF e WFC, só para citar duas.
De fato 'Sirenes que não soam' vale perfeitamente para a discussão sobre o uso de capacete no Brasil. De fato "Nossa espécie é péssima em avaliar riscos", principalmente num cenário onde os cicloativistas precisaram demonizar o trânsito e criar salvações mágicas não importando a realidade dos fatos e boa parte dos que pregam a segurança que capacete proporciona para ciclistas "urbanos" tem (ou tiveram) algum patrocínio que demanda um olhar amigo.
Segurança não se faz com mágica, mas com ciência, com o que de fato é, não com que as pessoas imaginam. 

Meu primo, Ricardo Falzoni, médico, sempre diz para eu usar capacete porque câncer de pele aqui no Brasil mata muito mais que acidente de trânsito. Esta sim é uma boa razão para defender capacetes. 

Você pode ler uma série de referências sobre capacetes em: http://escoladebicicleta.com.br/dicascapacetes.html

abraço
Arturo Alcorta

Nenhum comentário:

Postar um comentário