sábado, 26 de janeiro de 2019

Barragem de Brumadinho. e o que mais?

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Três anos depois do estouro da barragem de Mariana repete-se o desastre em Brumadinho. Inacreditável! Inacreditável? Para quem?

Ontem até sentei para escrever, mas preferi ficar vendo e ouvindo as notícias e entrevistas sobre o desastre. Hoje, 26 de Janeiro, um dia depois de mais este mega desastre ambiental, acordei com a imagem vivida na cabeça da poluição do rio Pinheiros, por onde passei mais uma vez ontem, pedalando, ou sentindo um forte cheiro podre, ou engolindo mosquitos, ou sempre triste com a inacreditável quantidade de lixo encalhada nas margens e bancos de arreia, que também é um problemão ambiental, ou ainda tudo junto e mais o que não sei. Se pedalássemos às margens do rio Tiete no seu trecho metropolitano provavelmente a sensação de desastre ambiental seria a mesma. O mesmo para o Tamanduateí ou para qualquer córrego urbano. 

Brumadinho é a notícia, o desastre, a repetição. A repetição. De Mariana, um dos maiores desastres ambientais da história, tragédia que até agora, três anos depois, não se sabe qual sua extensão. Uma coisa é certa, foi, é e continuará sendo um dano ambiental brutal, imensurável.

A diferença que há desta tragédia de Brumadinho para a tragédia secular do Brasil sem tratamento de esgoto é que pelo menos o rompimento de uma barragem de minério de ferro assusta e chama a atenção de todo mundo por um certo tempo, depois é esquecido. O esgoto correndo a céu aberto faz parte de nossa cultura, está no nosso dia a dia, não serve mais de notícia. Ou é notícia fraca até quando o entulho e o lixo é carregado pela enxurrada e causa uma tragédia cheia de corpos sendo retirados do barro, exatamente como veremos agora nas imagens de Brumadinho.

Das entrevistas e notícias souber que estouro de barragem não é exclusividade brasileira, nem coisa de país pobre. Estados Unidos, Canada, México, Espanha, Guiana e mais outros países tiveram desastres causados por rompimento de barragens, alguns tão graves quanto as nossas. Também soube que o Brasil tem mais de 700 barragens segundo a Globo News, e 1.000 barragens segundo o Presidente Bolsonaro. Ninguém sabe ao certo em que condição estão. Assim como duvido que alguém saiba exatamente qual é o desastre ambiental causado diariamente pela população brasileira; começando pelos papelzinhos de bala jogados no chão, as bitucas de cigarro, os pacotes de salgadinhos, as garrafas pet... Provavelmente os danos ambientais causados pelo descaso sem fim da população é muito maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário