domingo, 27 de janeiro de 2019

Mais um acidente com vítimas fatais em trecho conurbado de estrada

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo


Um grupo de ciclistas foi envolvido numa colisão com um ônibus resultando em vítimas fatais (duas ou três) e vários feridos. O acidente aconteceu em área conurbada da estrada dos Bandeirantes.

Acidentes envolvendo ciclistas (e pedestres) em estradas conurbadas são bem mais comuns do que se possa imaginar, a maioria tendo como vítimas trabalhadores e operários de fábricas que circulam no lusco fusco da madrugada, o momento de segurança mais crítico por questão de visibilidade. A maioria das estradas conurbadas de São Paulo tem acostamento o que melhora muito a segurança, o que não acontece Brasil afora, mesmo assim incidentes e acidentes são comuns e não param de acontecer. 
Em várias cidades do litoral e interior, e em áreas mais pobres, a situação é crítica e não se faz nada, além de instalarem lombadas, o que já se provou que não resolve o problema. Quem já teve a oportunidade de ver o trânsito de ciclistas trabalhadores circulando na SP 55 no litoral norte de São Paulo, em especial em Ubatuba, ou nas rodovias Dutra e Ayrton Senna na altura de Guarulhos, dentre tantos outros exemplos, sabe a dimensão do drama. 
Estradas conurbadas são uma realidade e um problema planetário. Dividem cidades, isolam populações, não raro são a única alternativa viária para uma vasta população periférica ir e voltar do trabalho ou estudo. Deve-se incluir ai as vias expressas que não raro se transformaram em estradas conurbadas. É um absurdo que até hoje não tenha merecido a merecida atenção do poder público, e ou dos grupos de pressão da sociedade civil. Medidas paliativas há muito não bastam. Se faz mais que urgente buscar soluções que atendam a nova realidade que há muito se apresenta não só pela mudança que as novas mobilidades que ai estão apontam, como também pelo respeito à vida da população que se transforma rapidamente estabelecendo novos usos e costumes do uso do espaço urbano. Rodovias são cruciais para a economia da cidade, mas não devem suplantar a vida de seu entorno

Parabenizo por não terem colocado automaticamente o dedo acusador no nariz do condutor do ônibus. É sábio esperar o resultado das investigações para saber o que realmente aconteceu. Sábio principalmente para a segurança futura dos ciclistas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário