segunda-feira, 9 de julho de 2018

Prova Ciclística 9 de Julho 2018 desrespeitada

Hoje aconteceu mais uma a Prova Ciclística 9 de Julho, uma das mais tradicionais provas de ciclismo do Brasil. Fiquei assustado como estava vazia de público. Logo soube que ontem foi realizada uma prova de ciclismo de 3 horas no autódromo de Interlagos. Esta não pode ser realizada na data prevista por causa da greve dos caminhoneiros e então a realizaram ontem, um dia antes da 9 de Julho. Para quem está de fora e gosta do esporte é uma estupidez sem tamanho. 
A Prova Ciclística 9 de Julho é realizada desde 1947 e já foi notícia de primeira página de jornal, teve grande público, foi uma festa para São Paulo. Creio que não estou errado quando afirmo que o ciclismo não foi enterrado por completo em razão da força da 9 de Julho. Está recuperando seu brilho e não dá para entender qualquer razão que ofusque sua importância. 

Encontrei o Perassolo lá. Para quem não sabe, Perassolo tem uma das mais preciosas coleções de bicicletas, peças, acessórios e outros de valor histórico que tenho notícia ou vi. Mesmo quando comparada a coleções da Europa e Estados Unidos o acervo dele é de arrepiar, raríssimo. Bem, era. Sim, era. Pessarolo depois de muita luta não conseguiu apoio para montar seu museu e está vendendo a coleção. Como ele disse "Tem bicicleta que vai desaparecer, vai ficar escondida na casa do comprador e ninguém mais vê-la". Deprimente!

Não consigo acompanhar o que está acontecendo com o acervo do Valter Busto, o mesmo que dava forma ao MUBI, Museu de Bicicleta de Joinville, uma simpatia de museu hoje fechado e despejado. Não consigo porque o coração profundamente triste não deixa. O MUBI ficou aberto e teve grande sucesso de público por quase 20 anos. Era longe o museu mais visitado de Joinville. Por causa de política, segundo Valter, e por conta de nossa legislação imbecil, como todos nós sabemos, o acervo está guardado longe do público, o que é mais um crime contra a história do Brasil, da qual a bicicleta tem uma importância pouco reconhecida. O acervo de Valter é imenso, único. Vergonha!

O Brasil só terá ciclismo de ponta, com representantes no Giro d'Italia, Tour de France e outros, o dia que entender que uma prova como a 9 de Julho é patrimônio histórico esportivo dos brasileiros não só tem que ser preservada, mas respeitada e engrandecida. Patrimônio histórico é crucial para a formação de uma cultura, de um orgulho, da construção de bom futuro. O Brasil nunca mostrou um mínimo de interesse pela preservação de sua história. É vergonhoso.

Sobre a prova deste ano, foi linda, como sempre disputada, várias categorias, premiação, gente feliz, muitos amigos, mas esvaziada. Precisa falar mais?









Nenhum comentário:

Postar um comentário