sexta-feira, 4 de maio de 2018

Diferença abissal

Mudando canais dei na RAI 5 com este maravilhoso programa produzido pela BBC, sempre BBC. Conta um pouco da história do trem na Europa refazendo a viagem escrita e publicada num livro em 1913.  Great Continental Railway Jorneys é mais um primor, ótimo exemplo do que pode chegar a ser uma TV educativa.
Antes, vi no mesmo canal um programa com uma visão muito interessante sobre o Renascimento, que, segundo o historiador, tem seu apogeu em um dos mais importantes momentos da história humana, o Maneirismo. E ai vai numa análise sobre outras razões que normalmente não são incluídas no conceito básico de renascimento.
Em algum horário estão passando na TV italiana uma série sobre a Segunda Guerra Mundial que apresenta fatos e imagens, brutais que nunca havia visto. Só agora começa a cair a censura. Trechos de filmes sobre mortos, muitos, dezenas, centenas, pelas ruas, estradas, campos, mortos sendo soterrados pelas esteiras de tanques no barro das estradas, corpos sendo arrancados do chão, pedaços; se começa a falar sem meias verdades sobre a juventude hitlerista, sobre campos de concentração não só de judeus, mas de inimigos de guerra de todas nacionalidades,  ossos capengas ainda em pé, quando em pé, japoneses sendo queimados vivos, japoneses se explodindo... A localização de campos de concentração, não os que sempre ouvimos falar, mas de centenas. Tinha campo de concentração espalhado por tudo quanto era canto. Filme sobre as populações locais que foram obrigadas a visita-los por que desconheciam o que acontecia vizinho de suas casas, mas desconheciam e por isto não acreditavam. A loucura foi infinitamente maior do que sabíamos, do que imaginávamos, ou que permitiram que soubéssemos.

O Brasil do nunca antes, e toda sua população, absolutamente toda a população, faz e anda para cultura e história. Temos alguns canais, como a TV Cultura, talvez o melhor de nossa TV educativa, que não recebe o devido apoio e respeito. Infelizmente se usou alguns canais educativos para fins ideológicos, o que é um crime social e também legal. Uns poucos tiraram proveito, o Brasil perdeu. Não temos história, não temos referências, não temos crítica, não podemos fazer uma análise honesta e construir um futuro digno. Deprimente. Brasil do nunca antes não, Brasil de sempre.

Hoje, 04 de Maio, meu irmão, Murillo de Azevedo Marx, faria 73 anos. Falar sobre história e memória é o mínimo da homenagem que posso lhe fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário