quinta-feira, 24 de maio de 2018

A paralização dos caminhoneiros e o custo das mentiras

E se o diesel custasse R$ 10,00 o litro e os caminhoneiros estivessem rodando felizes? Nenhum caminhoneiro estaria parado se no final do mês tivesse dinheiro para viver com dignidade. 
Como é a formação de custos de um caminhoneiro? esta é a pergunta que todos nós deveríamos estar fazendo, mas não estamos. O custo do diesel é o único problema que os caminhoneiros estão enfrentando ou é a gota d'água?
Faz muito tempo que vem saindo reportagens sobre o drama que se transformou a vida dos caminhoneiros. E não é um drama qualquer: rentabilidade baixíssima, jornada interminável na direção, estradas que sequer podem ser chamadas de estradas, absurda falta de segurança contra a criminalidade, logística de transporte insana, filas intermináveis para entregar a mercadoria por falta de estrutura portuária, praticamente inexistência de assistência, caminhões velhos, duros, pesados nos comandos, barulhentos, pouco confortáveis, custo de caminhão novo proibitivo, seguro caro, auto estima lá em baixo, estradas mal conservadas e sinalizadas, corrupção de agentes do poder público, atravessadores, custo e qualidade de manutenção... 
Aí os caminhoneiros pararam o país. É óbvio que eles são e serão serviço básico e essencial para o funcionamento deste país e se quiserem estrangulam sem dó nem esforço todo país em poucos dias. E como sempre os brasileiros acham que problema dos outros se não lhes afeta não lhes diz respeito, até que o outro diga 'respeito!'. Mais uma vez, como sempre, o brasileiro acorda assustado com mais um monstro esmurrando à porta de vidro e como sempre, e sempre é assim, passa a discutir as soluções com leviandade, de forma simplória, com soluções banais, como se jogando sanduíche de mortadela pela janela o mostro vá se acalmar e vá embora para sempre. Nunca vai, sempre ronda a casa. Nós nunca aprendemos nada do passado.
Não faço ideia de qual diferença faz uma estrada perfeita no consumo (e custos) de um caminhão, mas imagino que deva ser sensível. Imagino que a diferença no rendimento para uma estrada esburacada deva ser bem grande. Deve pior ainda naquilo que estamos tão acostumados a ver na TV. Posso afirmar isto como ciclista. Pega uma bicicleta de estrada e vai pedalar nas mais diversas condições de piso e sinta no corpo a diferença de rendimento, mas não só, a diferença de durabilidade dos pneus, aros, freios, e até dos rolamentos, todos eles, isto se a bicicleta não partir em dois, o que já vi acontecer. Michel Bogli conta que quando morava nos USA fazia uma limpeza na bicicleta a cada seis meses. Aqui? Toda semana, quando muito. A diferença entre o custo de uma estrada perfeita e estas picadas que temos aqui que chamamos de estrada está até no custo do filtro de ar do caminhão. Nossas estradas são tão ruins que a Mercedes Bens do Brasil tem que desenvolver caminhões próprios para a guerra.

No meio desta paralisação um representante dos caminhoneiros com sabedoria diz que a situação está assim porque 'o Brasil não tem (transporte por) trens, o custo do transporte de carga por avião é um absurdo...' Alexandre Garcia sempre repete que "num país de dimensões continentais como o Brasil não ter trens é um monumental erro estratégico". 

Não é o custo do diesel, é o custo Brasil. Tenhamos dignidade. Simples: se a Copa do Mundo de Futebol fosse agora no Brasil ainda não estariam entregues obras em 11 das 12 cidades sede da Copa, incluindo ai estádios incompletos. Mobilidade? Transporte? E agora que a bicicleta começa a sair da moda, como fica?

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