quinta-feira, 17 de maio de 2018

Antes de entrar no elevador verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar

"Antes de entrar no elevador verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar" - é a frase que melhor define o grau de imbecilidade que reina absoluta neste país.
E agora o corrimão da escada! No edifício onde mora Teresa vão trocar o corrimão da escada porque depois de 60 anos de construção passou a ficar fora da norma. Daí entro no Google e vou ver o que pode estar errado com o ótimo corrimão que lá está. E vem a instrução técnica de Goiás, a norma ABNT brasileira, a instrução técnica nº 011\2010 - em REVISÃO de São Paulo, a instrução técnica nº 012\2010 - em REVISÃO de São Paulo,  a instrução técnica nº 011\2013 - em REVISÃO de São Paulo... um projeto de lei de autoria da USP de 2016... Procura, procura e descobre que em nome da segurança todas escadas agora tem que ter corrimão redondo com 6 cm de diâmetro, distanciamento de 4,00 cm da parede e aguentar uma carga de 900 Newtons. A alegação do Corpo de Bombeiros é que o que está lá tem uma forma que não permite que se agarre com a devida firmeza. Esqueceram de perguntar a vizinha de frente à porta de Teresa que tem 86 anos e desce e sobe aquelas escadas todos dias desde que o edifício foi entregue aos moradores. 
Arranquem a tapas os moradores de Paris de seus apartamentos em edifícios históricos! Aliás, de Paris, Londres, Amsterdam, Madri, Milão, de toda Europa! Em nome da segurança mandem trocar todos corrimãos! Coloquem placas preventivas "Antes de entrar no elevador verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar" em todos elevadores europeus, americanos, japoneses, do planeta, inclusive nos de porta pantográfica. Todos estão correndo perigo! São todos uns idiotas que não percebem a verdade! Aproveitem que o Trump está no poder!
Pela nossa lei esta escada está interditada! Multem o dono!
Vamos olhar por um outro prisma: geração de lixo. 
Em 1998 o CTB obrigou que toda bicicleta vendida e rodando no Brasil tivesse instalado refletores dianteiro, traseiro, de pedais e rodas. A lei está absolutamente correta! A maioria dos acidentes envolvendo ciclistas acontecem a noite, principalmente no entardecer e amanhecer. Há números inequívocos que provam a eficiência dos refletores. Há norma ABNT para o refletor, mas esqueceram de especificar as qualidades do suporte e sistema de fixação dos refletores. Resultado? Os refletores caem e vão para o chão, com sorte muita terminam no lixo.
O Brasil produz algo em torno de 5 milhões \ ano de bicicletas, portanto em 20 anos foram 100 milhões de bicicletas. Cada bicicleta leva 6 refletores. Portanto, tivemos 600 milhões de refletores gerando resíduo que degrada em pelo menos 100 anos. 
E o entulho da troca do corrimão, como fica? A lei vale para a cidade, para o estado, para o Brasil?

Corrimão é a prioridade número um para a segurança dos moradores? Como vai a parte elétrica? Como vai a educação do povo para o uso da energia elétrica? Como vai o gato? Com a filha adolescente troca o sofá por cadeiras plásticas?

Quando vamos aprender o que é preventivo, o que é prioridade, o que é custo benefício, o que é resultado? Que Brasil você quer?

Não vote em quem vende plaquinha de elevador, nem em quem garante que teremos corrimão seguro, muito menos em tomada não dá choque.

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