segunda-feira, 2 de abril de 2018

20 mil bicicletas comunitárias amarelas em São Paulo.


Batendo o olho na foto da bicicleta posso fazer alguns comentários.
Primeiro, o movimento central é tipo sueco, que no Brasil costuma dar muito problema. Não é o central sueco que dá problema, mas o lixo que é produzido no Brasil. As Huffy, Murray, Ross e outras marcas de bicicletas de supermercado americano usam este tipo de movimento central e duram décadas. Caso a qualidade das bacias, cones e rolamentos for ruim a corrente vai começar a cair com pouco uso da bicicleta, como é comum em bicicletas muito baratas que são vendidas por ai.
Os aros são de folha simples, como dizem por ai, que eu prefiro porque a roda fica mais leve. A questão é montar e centrar estes aros com qualidade e precisão para que tenham resistência a desalinhamentos, ou vai dar muita dor de cabeça. A bem da verdade não confio na qualidade de manutenção em geral. As bicicletas da Sertel eram boas, mas a manutenção....
A bicicleta é em aço, o que demanda que o tubo de selim seja num aço de melhor qualidade, trefilado e retificado pós soldas, ou subir e descer o celim vai ser um baile. Quem tem ou já usou bicicleta barata brasileira sabe disto. Dá para ver pela foto que o tubo de selim tem uma forma especial para que o selim esteja sempre na posição correta, apontando para frente, o que é muito bom.
A maioria dos acidentes (colisões) com ciclistas acontece ao amanhecer ou entardecer, por isto os refletores são importantíssimos para a segurança do ciclista. Ciclista tem que ser visível para os motoristas. Bons refletores fazem bem este trabalho. Na bicicleta da foto começamos mal: o reletor dianteiro está atrás da cestinha. E pelo visto é um destes refletores brasileiros que são mal projetados e muito frágeis, e tornam-se inúteis rapidamente.
A gancheira do garfo parece dizer que o garfo não é uma destas porcarias desalinhadas que alguns fabricantes nacionais soltam as toneladas no mercado brasileiro. Espero que a bicicleta ande em linha reta.
Cubos são de aço, simples. Nada contra se tiverem qualidade.
Espero, do fundo do coração, que a bicicleta seja boa. Queimar um projeto destes por falta de qualidade será um crime.
Munique tem bicicletas comunitárias que podem ser largadas em qualquer lugar. Funciona. Funcionará aqui se os usuários forem civilizados e façam bom uso.
Finalizando: Rezo que para estejam certos e que as bicicletas não sejam roubadas as pencas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário