quinta-feira, 19 de abril de 2018

Ansiedade, o assustador e o perigo real

Ansiedade. Por onde começar? 
Ciclista de ponta, assim como qualquer atleta vencedor, é treinado para controlar, melhor, contornar a ansiedade. Poucos controlam a ansiedade, mesmo os muito treinados. Uma matéria em revista especializada, não me lembro qual, dava que os melhores escaladores, os especialistas em montanhas são os que conseguem controlar a ansiedade no final da subida. É aquela coisa, a gente olha a subida e de cara acha que vai ser duro. Duro mesmo é quando se tem consciência que está acabando, aí a ansiedade cai de pau, sofrimento em estado bruto. "Será que aguento?"
Ironia do destino, acabo de encontrar o Celso Anderson, ciclista de ponta e comentarista do Giro d'Itala e Tour de France para a TV. Falei sobre ansiedade, ele disse que "sim, (os profissionais) são treinados, mas um captam a mensagem, outros não". Somos todos humanos! Yes! Somos.
Entre os mortais então...
No começo do mountain bike aqui em São Paulo, 1989, numa largada feminina, um amigo veio a mim e contou desanimado que sua namorada era muito forte, pedalava muito, mas que ficava tão ansiosa na largada que prejudicava toda a prova. Ele era treinador dos bons e já tinha tentado de tudo, sem resultados. Perguntei se eu podia tentar uma coisa estranha, ele concordou, e antes de ir até ela falei para ele não ficar bravo comigo. "Qualquer coisa se ela chegar bem". Foi o primeiro pódio de uma longa carreira vitoriosa. Quando ela subiu no pódio meu amigo (sem nomes) rindo me pegou pelo braço e perguntou o que eu tinha feito. "Desviei a atenção dela. O resto você não precisa saber, nem queira".
Ansiedade mata! (sem matar).
Começa na ansiedade, sobe um mal estar, assusta e se não controlar pode virar perigo real. Desvio de pensamento, força de vontade e saber que ansiedade é acionada por causas internas e externas. Como assim? Somos treinados para a normalidade, não para a anormalidade. Em outras palavras: neste mundo o nosso mundinho idealizado tudo tem que correr com perfeição e nos trilhos. Aconteceu algum problema, descarrilhou, ficamos com cara de muchocho, não sabemos o que fazer, lá vem ansiedade. Não somos programados para o diferente, o estranho. Óbvio que quando a gente chega em casa desesperado para ir ao banheiro a chave não abre a porta.
É batata! tem um buraco no meio do caminho, encanou nele, pode ficar tranquilo que vai cair no buraco. Todo mundo sabe disto. O segredo para não cair nesta é ir brincando com as pequenas ansiedades. Pegue qualquer trivialidade que te deixe ansioso e treine-se para contorna-la. Pedale a subida sem olhar para frente. Olhou a subida ela cresce. No trânsito nunca fixar o olho num único ponto. Enfim, use seu olhar para a solução, não para a dificuldade ou o problema.  Está compŕovado que quanto mais relaxado - que é completamente diferente de desligado - mais seguro é.Há uma grande diferença entre assustador e perigoso. Qualquer situação assustadora dificilmente se transformará em perigo real caso você controle a ansiedade e mantenha alguma racionalidade, Quem só pensa em perigo jamais será seguro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário