quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

III Fórum Mundial da Bicicleta - Curitiba 2014

Posso falar muito pouco sobre o III Fórum Mundial da Bicicleta de Curitiba por que tive que ficar por conta do estande da União de Ciclistas do Brasil e das articulações para a eleição da nova diretoria que aconteceu lá, no sábado. 
Pelo que vi o Fórum foi bem organizado. No geral os comentários de quem teve a oportunidade de participar dos mais diversos eventos foram sempre muito positivos. O interessante de ficar por ali, mas fora do principal, foi ver que o pessoal está amadurecendo. Não se ouve mais alguns extremismos adolescentes de alguns anos atrás. Os interessados sabem o que querem e parecem ter uma estratégia bem estabelecida para chegar lá. A sensação que dá é que a era do chute na porta de carro praticamente passou e o movimento vai indo no sentido da cidadania neutra, com foco na mobilidade, sem ideologias gritantes. Dá até para fazer piada, cutucar a posição do outro, sem azedar. Ótimo. 
Como disse, não sei como foi a audiência dos eventos, mas posso ter uma noção tanto por que não tinha aquela grande tropa gazeteando aula, matando palestra, fofocando e enchendo a cara no boteco do outro lado da rua. Tudo muito tranquilo, corretinho, bacana. Por exemplo, minha palestra que tinha um tema estranho, Qualidade e Equidade, foi marcada num horário que achei que poderia ser um mico, 13:30 h; dai imaginei uma sala provavelmente vazia. Não era uma sala, mas um auditório. Para completar caiu uma bela chuva na hora. Mesmo assim, para minha boa surpresa, comecei a palestra com um terço do auditório, que aos poucos chegou a dois terços de um público bem interessado e interativo. 
Teresa D'Aprile, do Saia na Noite, que também achava que faria uma conversa com meia dúzia, se tanto, teve umas 60 pessoas presentes. 
Lá em baixo, no pátio entre os dois edifícios onde aconteciam os eventos onde acontecia a feirinha e estava o bem organizado e lotado bicicletário, passava todo tipo de gente e umas tantas bicicletas "chiques", das chique capenga e das chique chique chilique. Gente fina é outra coisa. Tenho a curiosidade de ver quantos dos que estiveram lá permanecerão e para quantos o momento é momento e moda. Creio que boa parte é moda mesmo. Gente chique é outra coisa...
Digo por mim e pelo que ouvi que o Fórum foi muito bom para gregos e troianos. "Vai ser difícil fazer um Fórum melhor" disseram alguns. Eu espero que o próximo Fórum continue nesta toada crescente. 

A eleição da nova diretoria da UCB me deixa muito feliz por que dá o cargo de Diretor Presidente ao André Geraldo Soares, que na realidade sempre foi a UCB viva e ou a vida da UCB. A candidatura da chapa encabeçada por André Pasqualini foi derrubada pela ausências dele, que estava trabalhando em Maceió, e de Renato Zerbinato, assim como pela falta de alguém com uma procuração em mãos para representa-los. 

4 comentários:

  1. Bacana! Pelo que pude acompanhar "daqui" tenho a mesma opinião! As coisas estão caminhando de forma mais consistente e madura! Tentei assistir sua palestra via streaming, mas infelizmente a transmissão estava muito ruim! Senti falta disso, por parte da organização, acho que poderia ter sido feito uma cobertura com mais qualidade e ampla! Mas está valendo, vivendo e aprendendo!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As comunicações no Brasil são um desastre. A probabilidade de que a dificuldade da transmissão tenha sido responsabilidade da organização provavelmente é próxima a zero. Para se ter uma ideia da péssima qualidade da nossa Internet, a Fórmula 1 deste ano, um dos maiores e mais rentáveis eventos do país, ficou fora do ar nos primeiros 3 treinos, primeiro e segundo dia, o que é uma vergonha sem tamanho.

      Excluir
  2. Legal... gostei da postagem...

    Cicloabraços
    Joaozinho

    ResponderExcluir