Derrapada no estilo
Candidatos (à Prefeitura de São Paulo) iniciam a campanha sobre duas rodas com estilo bem peculiar
datado 25 de Julho, 2012
A imprensa brasileira vem tratando a
questão da bicicleta com pouca inteligência, mas a matéria da Veja SP sobre as
eleições de São Paulo, intitulada “Derrubada no estilo” assinada por João
Batista Jr., se destaca quando se preocupa em julgar o figurino dos candidatos,
como se o importante mesmo fosse o “estilo” correto para usar o veículo de
transporte bicicleta. Mesmo que tenha tido a intenção de fazer uma crítica
social, uma espécie de comédia de costumes, o que não o faz, deixa transparecer
que vê a bicicleta como emergente ou classe média de cidade grande brasileira,
ou seja, própria para esporte ou lazer. A matéria parece indicar que o correto é
pedalar “vestido de franga”, jargão comum do meio dos ciclistas para o uso de
vestimenta esportiva, o que é uma besteira sem tamanho. Houvesse feito uma
rápida pesquisa saberia que qualquer população civilizada, incluindo a imensa
maioria dos brasileiros, simplesmente usa a bicicleta. Teria conhecimento também da revolução do
pedalar chique que vem acontecendo principalmente em Nova Iorque, tão bem noticiada
pelo NY Times em várias matérias – ( http://query.nytimes.com/search/sitesearch/#/NY+cycling+chic
). Com o caos de nossas ruas, o desrespeito à pedestres e ciclistas, os
bárbaros índices de mortes no trânsito, gastar o riquíssimo espaço de Veja SP
para fazer comentários sobre veículo usado, figurino, e distância percorrida, é
tão pueril, tão bobo, tão fora do tempo... Informação de qualidade, cultura e usá-la
com inteligência: só assim é possível compreender porque a bicicleta é o que é.
“Ao final de tudo”, como inicia o
último parágrafo da matéria, o que importa mesmo não consta. Triste.
Link matéria Veja SP: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2279/candidatos-campanha-bicicleta
Nenhum comentário:
Postar um comentário