quinta-feira, 11 de abril de 2019

Conseguiram a foto do buraco negro. Será o Brasil?

Em uma ação conjunta astrônomos conseguiram uma imagem do buraco negro. A Rádio Eldorado entrevistou em professor de astronomia da USP e a última pergunta do entrevistador, em tom de piada, foi se poderia dormir em paz ou vinha aí um apocalipse? Vivendo no Brasil isto não é pergunta que se faça.

Verbo buraco negro - presente!
eu buraco negro
tu buraco negro
ele buraco negro 
nós buraco negro
vós buraco negro
É nóis, buraco negro
Pátria Amada, Brasil! País de todos, tamo junto.

Zózimo outro dia soltou uma nota: "E essa praga dos patinetes eletrônicos, hein?! Dia desses, uma parceira da coluna caiu feio na orla da Praia de Copacabana. Foi levada para o Copa D’Or umas 18h30m e descobriu na sala de espera umas oito pessoas que... também tinham caído de patinete. 
Zózimo não sabe de nada! Foi buraco negro! Brasileiros descobriram e fotografaram buracos negros muito antes. Ruas, calçadas, vielas, escadarias, Constituição, Supremo, Congresso, Senado, partidos, inteiros, em caixinhas... Patinete é um perigo, sem dúvida.
Zózimo não sabe de nada! Só oito? Que pobreza!

Numa reunião na Casa da Cidade sobre segurança no trânsito usei a expressão "pontos negros" termo técnico que se refere aos locais de maior índice de acidentalidade e fui repreendido. Acabei fazendo uma piada com a idiotice o que resultou numa gargalhada geral e na profunda inimizade por parte da filha de um amigo, menina de esquerda mais radical, seja lá o que quer que seja isto. Já que não vou contornar a situação, não porque não queira, mas porque ela não vai aceitar, prefiro referir me a esta sei lá o que esquerda radical como religiosos fanáticos. Teve existir buraco negro de esquerda e de direita. O de direita deve ser interessante porque ainda tem gente que acredita que a Terra é plana. Desenho animado total. Tamo nessa!

Como para eles (ou serão o 'nós' da história?) Karl Marx deve estar sentado ao lado de Deus no juízo final (devo escrever com letra maiúscula ou minúscula?) é melhor ficar quieto.

Do fundo do coração acredito que se houver dia do Juízo Final, Deus vai colocar todos os fanáticos religiosos nas primeiras filas, no famoso "cheira saco", e dar um tremendo esporro neles. "Vocês não entenderam nada!, Vão todos para o inferno!".
Como Karl Marx vai estar sentado ao lado, vai pegar todos estes radicais de esquerda sentados nas filas cheira saco, a famosa esquerda dura, e vai repetir "Vocês não entenderam nada!, Vão todos para o inferno capitalista!"

E atrás dos dois estará o Diabo (se escreve com letra maiúscula ou minúscula? Para não me comprometer com ele (minúscula, ele não se importa) deixo com maiúscula) que vai pedir pelo amor de Deus (e de Karl Marx) "Não, não me manda estes chatos! manda o que quiser, mas este pessoal não! Nem o inferno merece!".

------------------------------------------------------
Falando em buraco negro... Reforma da Previdência.... Imposto de Renda.... IPTU.... IPVA.... (tio Karl dá pulos de alegria...)

Uma das formas de se regular a sociedade é via impostos. Se os impostos forem racionais e inteligentes a sociedade provavelmente também será. Não sou nem quero ser especialista em impostos, mas não precisa muito para constatar esta realidade. É possível regular e racionalizar o uso de veículos numa cidade taxando a circulação. Ou deixando que desapareçam nos intermináveis buracos negros. É possível reduzir diferenças sociais através de impostos sobre propriedade ou uso de solo. Ou desaparecendo os indesejáveis nos buracos negros. Também é possível transformar um país de futuro num caos completo através de um sistema tributário confuso, burocrático e burro como o que temos no Brasil. Não há buraco negro que resista.

Falar sobre impostos me veio a cabeça por causa dos edifícios de altíssimo padrão que vão subir no meio do Itaim Bibi, um deles muito alto para o local. A questão para mim é o que se define como riqueza, fortuna, bem estar. É fácil encontrar pequenas cidades brasileiras com um ou dois edifícios altos erguidos no meio dos seus tradicionais sobrados. Pura demonstração de poder financeiro, de status social, e usando um mínimo de bom senso não há nada mais pobre. Impensável em qualquer país civilizado, com equilíbrio social e econômico. Vale para condomínios fechados. As crianças que ali crescem aprenderão valores murados, medievais. Uma criança medieval é anacrônica, desassociada do resto da cidade e sua sociedade. Combater segregação, qualquer que seja ela, é crucial e imposto pode ajudar.

Imposto é para combater desigualdade? 

Existe aquela velha máxima sobre como se deve aplicar os impostos onde a esquerda diz que quanto mais rico mais deve pagar, o que a princípio está correto e é aceito mesmo por capitalistas civilizados. A questão é quanto a mais devem pagar? Incluir outras perguntas: que tipo de fortuna? quanto a fortuna gera de riquezas? quanto ajuda a diminuir diferenças sociais?... 

Em vários países onde a taxação sobre grandes fortunas é muito pesada houve um êxodo de fortunas para países onde os impostos são menores. Quem sai ganhando? Os países que receberam as fortunas. Os que perderam? A população mais necessitada do país que perdeu a fortuna. 

Todo mundo concorda com impostos, mesmo que ninguém goste deles. Ruim com imposto, muitíssimo pior sem ele. Agora, ninguém engole imposto burro. Nem país buraco negro, aquele que suga todas forças da sociedade para manter-se em pé e bem pago.

A história mostra que distribuir riqueza sem um preparo prévio é tiro no pé. Espero que tenhamos aprendido esta parte da lição. Tem que fazer, mas com inteligência e honestidade. 

Impostos incidentes sobre o setor da bicicleta:
Aumenta imposto de quem produz com baixa qualidade, portanto gera lixo, mesmo que reciclável. Se os impostos funcionassem assim provavelmente as bicicletas baratinhas nacionais custariam bem mais, a população mais pobre pensaria duas vezes antes de comprá-las, os fabricantes teriam que mexer suas bundas para melhorar o produto deixando de enganar muita gente, muita bicicletaria picareta iria falir, o entendimento do que é uma bicicleta iria mudar, seria gerado muito menos lixo reciclável (que no Brasil praticamente não se recicla), as bicicletas ficariam muito mais seguras, a população teria mais confiança para usar bicicletas... 

Enfim, dentre tantos buracos negros que temos neste Brasil, Pátria Amada de todos, tamo junto! estamos descobrindo que o buraco negro fica mais embaixo. Isto os cientistas astrônomos ainda não descobriram. Nem podem, não faz nenhum sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário