sexta-feira, 10 de julho de 2015

Os buracos da Prova Ciclística Nove de Julho


São Paulo Reclama
O Estado de São Paulo


Depois de três anos sem ser realizada, ontem aconteceu a tradicional Prova Ciclística Nove de Julho. Voltou a ser corrida em ruas e avenidas, como sempre foi e deve ser. Mais de 500 ciclistas largaram. A administração Haddad, que se diz tão preocupada com os ciclistas, não teve o mínimo cuidado de tapar os buracos espalhados pelo circuito, perigosíssimos numa prova onde ciclistas pedalam em pelotão a uma velocidade média superior aos 45 km/h. É praticamente impossível desviar de qualquer irregularidade na pista. A queda de um ciclista, sempre violenta, leva a queda de tantos quantos vierem atrás.
Foram realizadas reuniões preparatórias, onde estiveram presentes os três Subprefeitos, de Pinheiros, Butantã e Vila Mariana, responsáveis pelo circuito, e outras autoridades. Foi alertado sobre problemas, alguns graves, no pavimento do circuito e foi prometida pelas autoridades solução. A única providência foi cobrir as grades de escoamento de água do Túnel Sebastião Camargo.
No Túnel Dr. Euricledes de Jesus Zerbini, no cruzamento da av. Lineu de Paula Machado com a av. Francisco Morato foram deixadas abertas quatro crateras (fotos) das que por milagre ainda não arrebentaram um motociclista ou um ciclista usuário da Ciclo Faixa de Domingo. Na Praça Panamericana, Alto de Pinheiros, e na av. Professor Fonseca Rodrigues o asfalto está deformado pelos ônibus, o que a Haddad diz ser uma de suas prioridades.
O horário da largada, cedo, 7:45 h, reduziu muito o público provavelmente para não atrapalhar o trânsito. Triste. A recuperação das cidades só é possível trazendo a população para socializar vias e espaços públicos, e aproveitando com inteligência a força de grandes eventos. Definitivamente não é o que acontece aqui em São Paulo onde eventos esportivos são tratados como incômodos necessários. Vide a Maratona de São Paulo, cada dia mais segregada do público para não atrapalhar o trânsito. Estranha dicotomia ideológica.
Eu sei que Haddad e sua turma acha que ciclista esportivo é tudo “coxinha”, riquinho desprezível, mas também não precisa tentar matar. 
Fotos tiradas no Túnel Dr. Euricledes de Jesus Zerbini após o fim da Prova Ciclística Nove de Julho e logo depois da montagem da Ciclo Faixa de Lazer. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário