sexta-feira, 17 de julho de 2015

Brasil, país de vira-latas

Onde você errou? Qual foi sua responsabilidade no que aconteceu? Qual a responsabilidade de todos?
Brasil tem várias definições, mas nestes dias vale as futebolísticas, de lembranças certeiras que nos trazem este dia 16 de Julho de 2015, após 65 anos da derrota por 2X1 em pleno Maracanã, e os 7X1 de um ano atrás. Os dois resultados são reflexo inconteste de quem somos. Não, não é o que o Brasil é, é de quem nós somos. Brasil não é uma entidade externa, alheia a nossas ações, a quem se deve descarregar nossas mazelas. Nós somos o Brasil, não o contrário. 
Já dizia Nelson Rodrigues:
— temos dons em excesso. E só uma coisa nos atrapalha e, por vezes, invalida as nossas qualidades. Quero aludir ao que eu poderia chamar de “complexo de vira-latas”.
O que teria escrito Nelson Rodrigues sobre o Brasil de hoje, o país do nunca antes fomos tão 7X1? 
Ontem morreu Ghiggia, o jogador uruguaio que fez o gol decisivo do que chamamos de Maracanaço. Patético; comemoramos antecipadamente; deu no que deu. Igualzinho aos dias de hoje. Elevamos Ghiggia à condição de carrasco. Patético! Coisa de vira-lata.
Interessante esta comparação. Quem conhece cachorros sabe que vira-latas são eternamente gratos a seus salvadores. Nelson Rodrigues estava absolutamente correto.
Não foram os uruguaios que jogaram melhor e por isto venceram, foi Barbosa que falhou no gol. 
Não os outros, aqueles de Brasília, dos palácios, dos poderes, que destroem este país; é a mentira que está dentro de nós que nos derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário