sábado, 18 de julho de 2015

Capacetes: usar ou não usar, esta é a questão?

Genial texto de Daniel Guth e João Lacerda sobre a besteirada que se fala sobre capacetes;

Segurança é ciência, não é besteirada; Por favor, dá uma lida nestes links:
http://escoladebicicleta.com.br/dicascapacetes.html

http://escoladebicicleta.com.br/dicascapacetes.html - Este o link para a leitura de uma série de estudos, pesquisas e documentos sobre capacetes para ciclistas, todos com base em procedimentos científicos, ou seja, com o menor grau de erro possível.
O que me deixa muito triste é que praticamente não adianta falar, conversar, mostrar, provar. As pessoas por aqui, Brasil, seguram suas verdades, tiradas sabe-se lá de onde, com unhas e dentes. 
Incrível que tantos tenham comprado a verdade vendida pelos fabricantes de capacetes. É absolutamente incrível que tenham aceito como verdade palavras de quem sempre foi apoiado ou patrocinado pelo fabricante de capacete. É deprimente que nunca tenham se perguntado se o que estava sendo dito pelos interessados na venda de capacetes era mesmo verdade. 
Pior mesmo é não respeitar a diversidade, aproveitando que o tema está na moda do politicamente correto, desrespeitando quem não usa capacete. Eu cansei de ser desrespeitado em público até mesmo por amigos. Na mais patética das situações, saindo de uma reunião na SVMA e voltando pela Paulista, fui insultado e proibido de continuar pelando ali por que estava sem capacete.
O mais grave desta história é o tempo e a força perdida pelo movimento da bicicleta. Se o pessoal falasse menos besteira, mas muito menos besteira, poderíamos estar muito mais avançados. Mas a opção foi usar montanhas de tempo brigando por capacete, pintura vermelha, ciclovias... Ciclovias... ora ciclovias... continuem a falar sobre ciclovias. Igualzinho ao capacete. Daqui uns vinte anos vocês talvez percebam que o caminho poderia ter sido mais curto e menos acidentado. Poderíamos hoje já ter uma cidade muito mais humana, muito melhor para ciclistas, pedestres, deficientes e até motoristas. Mas, fazer o que? Ciclovia é único caminho para a segurança, dizem todos. Por favor, pelo menos um pouco de dúvida, de questionamento, de incerteza. Por favor, um pouco de inteligência!
O Brasil do nunca antes está ai para todos nós engolirmos a seco. Valeu a pena? 
Vocês aceitam sem questionar. Vamos mal, muito mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário