segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Por que fazer pela bicicleta?

Todo mundo hoje sabe os benefícios que a bicicleta oferece não só a seus usuários com também aos que convivem com ela. O link abaixo mostra novos números ingleses. 
Mas lembro uma história da própria Inglaterra, creio ter sido no século XIX, quando foi decidido pelo fechamento dos hospitais, o que resultou numa sensível diminuição das infecções e mortes. Tivemos aqui um caso recente de fechamento de uma maternidade para parar as mortes de recém nascidos. Onde quero chegar. Fazer é importante? Pode ser? A realização de uma boa ideia sempre resultado positivo? Depende. Se for mal feito e mal gerenciado os resultados poderão ser piores que se não fizer nada. E muitas vezes não fazer significa economizar rico dinheirinho, que por sinal não nasce em árvores.
Há uma diferença brutal entre a propaganda e a realidade, e nós, brasileiros, estamos descobrindo dolorosamente isto. Não preciso me alongar por que a coisa é óbvia e não quero ser chato. 
"Mas (a ciclovia) não vai ser bom para a cidade?" Depende. 
Há uma diferença enorme entre usar e estimular o uso da bicicleta e estimular ações precárias ou prejudiciais. Bicicleta e pedalar faz bem para todos, mas ciclovias não necessariamente são tão benéficas. 
Os números Inglesas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário