Qualidade
é objetiva ou subjetiva? Segundo todas as definições é subjetiva por que está
relacionado com fatores de percepção, necessidades e resultados.
A
meu ver qualidade é objetiva por que não importa o fim, com qualidade o
resultado é será sempre o melhor possível. Vai de encontro se encaixando
perfeitamente com todos nossos sonhos e utopias humanísticas e ambientais. O
interessante é que quanto mais qualidade se tem mais socialmente convergentes são
os resultados, independentes da percepção, necessidade e resultado desejado.
O
caminho para a qualidade é recheado de conhecimento acumulado, sabedorias, bom
senso e neutralidade. Por mais que se queira criar variações sobre o tema, qualidade
se faz na base do um mais um faz dois, nem mais nem menos.
Trânsito
e transporte também não tem meio termo, ou tem ou não tem qualidade. Como diz Nassim Nicholas Talleb no seu ótimo livro
‘A lógica do Cisne Negro’: Não existe
meio morto; assim como não existe meio acidentado. Não se pode mais buscar
escusas ou desculpas num mundo onde cada dia mais localidades buscam o Zero acidentes
fatais e mesmo o zero acidentes, este meta muito mais difícil de alcançar.
Qualidade, simples!
Para
mim fica cada dia mais claro que só a qualidade nos fará acabar com esta
baboseira ideológica burra, quando não canalha. É incrível que a sociedade ainda
caminhe no sentido das religiões e ideologias, e que, em nome de pobrezas, como
a busca do auto-herói-individualista-salvador. Uma coisa é ter fé, outra é
curvar-se a uma religião. Uma coisa é acreditar em princípios, outra é ficar
sego por ideologias. Uma coisa é comunicar-se, outra é atolar-se em redes
sociais e afins.
O
Brasil tem perdido qualidade de uma forma assustadora. Estamos indo para um
caminho que é muito mais que preocupante. Deprimente.
Meu
sonho era fazer da bicicleta um salto de qualidade... Era. Perdi, mas sigo na
luta.
A
história começa...
Será
que é só uma ferramenta administrativa ou produtiva?
- Pesquisa de mercado
- Concepção do produto
- Especificações do projeto
- Tecnologia
- Potencial humano
- Gerenciamento
- Pontualidade
- Competência
- Integridade
Planejamento da qualidade[editar | editar código-fonte]
Processo de preparação para
encontrar as metas de qualidade. Para isso, faz-se necessário:- Identificar quem são os consumidores
- Identificar as necessidades destes
consumidores
- Traduzir essas necessidades para o
próprio idioma
- Desenvolver um produto que atenda às
necessidades dos consumidores
- Otimizar o produto para que ele
atenda tanto às nossas necessidades como às necessidades dos consumidores
- O cuidado em identificar pontos
críticos no aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos
talvez venha a ressaltar a relatividade dos paradigmas corporativos.
Controle da qualidade[editar | editar código-fonte]
Processo de
encontro das metas de qualidade estabelecidas durante as operações. É usado
para evitar ou corrigir eventos indesejáveis ou inesperados. Confere
estabilidade e consistência.- Provar que o processo pode fabricar
um produto sob condições de operação com o mínimo de inspeção.
Melhoria da qualidade[editar | editar código-fonte]
Processo de melhoria contínua da
qualidade por meio de mudanças planejadas, previstas e controladas.- Desenvolver um processo que seja
capaz de produzir o produto certo
- Otimizar este processo
O JMS também tem como objetivo mudar a cultura das empresas. Juran acreditava que o fator humano era essencial para o gerenciamento da qualidade e que a resistência a mudanças era a fonte dos problemas de qualidade. Incentivando a educação e o treinamento dos gestores, o consultor propunha os seguintes comportamentos:
- Estar disposto a entender as
necessidades dos clientes e a satisfazê-los
- Proporcionar alta qualidade de
produtos e serviços e, ao mesmo tempo, reduzir custos
- Estar envolvido para identificar as
necessidades dos clientes
- Treinar todos os níveis hierárquicos
nos processos de gerenciamento para a qualidade
- Agregar metas de qualidade ao
planejamento de negócios
- Fornecer participações à força de trabalho
- Altos gerentes devem ter a iniciativa
de realizar a gestão de qualidade
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